Como é o tratamento para a síndrome das unhas frágeis?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Daniela Moraes
- +A
- -A
A síndrome das unhas frágeis é um problema dermatológico bastante comum, principalmente entre as mulheres e afeta, de acordo com a dermatologista Daniela Moraes Souza Gorgulho, cerca de 20% da população. Trata-se de uma alteração que diminui a resistência das unhas, cujas causas ainda não foram totalmente esclarecidas. Entretanto, acredita-se que o problema tenha origem vascular e traumática.
Vitaminas ajudam a fortalecer as unhas
Para tratar a síndrome, Daniela recomenda o consumo de formulações para uso oral que combinem vitaminas e outros elementos específicos para estimular o fortalecimento das unhas, como a biotina, o principal suplemento recomendado para essa condição. “Além da biotina, podemos associar ainda cremes ou esmaltes para aplicação local, contendo diversos ativos fortalecedores, protetores e hidratantes”, afirma a dermatologista.
O tratamento da condição passa por medidas básicas que devem ser adotadas no dia a dia. “Deve-se evitar a desidratação e a umidificação excessivas das unhas, assim como o uso de substâncias irritativas”, explica a especialista. Ela recomenda o uso de luvas ao entrar em contato com agentes químicos, como solventes, sabões, ácidos, removedores de esmalte e produtos de limpeza.
Manter as cutículas é uma das medidas do tratamento da síndrome
Outros hábitos citados pela dermatologista são manter as unhas aparadas, além de não retirar o excesso de cutícula ou, de preferência, não retirar as cutículas. É preciso ainda ter cuidado com o uso constante de esmaltes e produtos que contêm formaldeído, que devem ser evitados.
Existem alguns casos em que a síndrome é um sintoma de outro problema existente no organismo. “Algumas doenças sistêmicas, como hipo e hipertireoidismo, diabetes, anorexia, bulimia, deficiências circulatórias e anemia, também podem deixar as unhas fracas”, alerta Daniela, que diz ainda que uma consulta com um especialista é fundamental para investigar, diagnosticar e tratar a causa primária.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Daniela Moraes
Dermatologia
CRM: 6647 / PI
- 15 comentários para "Como é o tratamento para a síndrome das unhas frágeis?"
-
Elaine Buenk
Eu nunca tiro cuticulas quase nao pinto as unhas e como de td e elas quebram msm aasim…quando quero quee la cresça um pouquinho pra ficar mais bonitinha tenho que viver pintando pq acho que o esmalte não deixa elas quebrarem
-
Mara Lúcia Silva dos Santos
Olá..tenho problemas seríssimo com minhas unhas à 17 anos e vivo passando tudo que é esmalte e cremes dermatológicos e medicamentos via oral tb assim como a biotina mas está difícil de ter um bom resultado. As vzs passo um mês com elas bonitas dai já volta td de novo, começa a descolar e ficar frágil aí tenho que cortar td ao sabuco. Pintar nem pensar pois essa de esmalte poliergenicos isso comigo não funciona. Está difícil.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.