Como é o tratamento para a síndrome das unhas frágeis?


  • +A
  • -A

A síndrome das unhas frágeis é um problema dermatológico bastante comum, principalmente entre as mulheres e afeta, de acordo com a dermatologista Daniela Moraes Souza Gorgulho, cerca de 20% da população. Trata-se de uma alteração que diminui a resistência das unhas, cujas causas ainda não foram totalmente esclarecidas. Entretanto, acredita-se que o problema tenha origem vascular e traumática.

Vitaminas ajudam a fortalecer as unhas


Para tratar a síndrome, Daniela recomenda o consumo de formulações para uso oral que combinem vitaminas e outros elementos específicos para estimular o fortalecimento das unhas, como a biotina, o principal suplemento recomendado para essa condição. “Além da biotina, podemos associar ainda cremes ou esmaltes para aplicação local, contendo diversos ativos fortalecedores, protetores e hidratantes”, afirma a dermatologista.

O tratamento da condição passa por medidas básicas que devem ser adotadas no dia a dia. “Deve-se evitar a desidratação e a umidificação excessivas das unhas, assim como o uso de substâncias irritativas”, explica a especialista. Ela recomenda o uso de luvas ao entrar em contato com agentes químicos, como solventes, sabões, ácidos, removedores de esmalte e produtos de limpeza.

Manter as cutículas é uma das medidas do tratamento da síndrome


Outros hábitos citados pela dermatologista são manter as unhas aparadas, além de não retirar o excesso de cutícula ou, de preferência, não retirar as cutículas. É preciso ainda ter cuidado com o uso constante de esmaltes e produtos que contêm formaldeído, que devem ser evitados.

Existem alguns casos em que a síndrome é um sintoma de outro problema existente no organismo. “Algumas doenças sistêmicas, como hipo e hipertireoidismo, diabetes, anorexia, bulimia, deficiências circulatórias e anemia, também podem deixar as unhas fracas”, alerta Daniela, que diz ainda que uma consulta com um especialista é fundamental para investigar, diagnosticar e tratar a causa primária.

Dra. Daniela Moraes Souza Gorgulho é dermatologista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS). CRM-PI: 6647 – www.facebook.com/suapeleaprimeiravista

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Como é o tratamento para a síndrome das unhas frágeis?"

Rosa Linda

Minha unhas são frágil cresce e quebra no meio não sei mais o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosa, a síndrome das unhas frágeis é um problema dermatológico bastante comum, uma consulta com um especialista é fundamental para investigar, diagnosticar e tratar a causa primária. Abraços.

Ana Maria

Quebram muito

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Maria, a síndrome das unhas frágeis é um problema dermatológico bastante comum e que pode ter causas diversas, uma consulta com um especialista é fundamental para investigar, diagnosticar e tratar a causa primária. Abraços.

Nina Rosa

As minhas unhas alem de muito frágil elas descamas isto é, ficam como se tivesse duas camadas

lidia

Boa noite,qual o tratamento para o .du caso,minhas unhas escamam e dobram feito papel

Deixo Iapp Rohden

Boa tarde a minha unha escama frágil

Elaine Buenk

Eu nunca tiro cuticulas quase nao pinto as unhas e como de td e elas quebram msm aasim…quando quero quee la cresça um pouquinho pra ficar mais bonitinha tenho que viver pintando pq acho que o esmalte não deixa elas quebrarem

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elaine. Pode ser interessante você fazer um exame de sangue para saber se os níveis de cálcio e outros minerais estão de acordo no seu organismo.
Abraços

Rosemara Pereira

Minha unha fica escamando com uma se fosse uma casca e a debaixo fica mole e quebra eu tava usando clotemix a primeira vez q usei melhoro aí parei volto de novo só q comecei usa e já não vi tanta diferença é não terminei de usá

Mara Lúcia Silva dos Santos

Olá..tenho problemas seríssimo com minhas unhas à 17 anos e vivo passando tudo que é esmalte e cremes dermatológicos e medicamentos via oral tb assim como a biotina mas está difícil de ter um bom resultado. As vzs passo um mês com elas bonitas dai já volta td de novo, começa a descolar e ficar frágil aí tenho que cortar td ao sabuco. Pintar nem pensar pois essa de esmalte poliergenicos isso comigo não funciona. Está difícil.

Mylena

Como faço pra ter unhas fortes ?por que sou manicure e mecho muito com acetona elas quebram muito facil😭😭

Cintia

Minhas unhas são fracas e descama muito solta os pedaços por cima

Tamiris

Minhas unhas antes eram enormes, agora não crescem mais, começa crescer e logo quebra, oque devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tamiris, o ideal é você realizar exames médicos para saber o motivo real da fragilidade das suas unhas. Geralmente ocorro por deficiência vitamínica. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.