Quais são os benefícios da vitamina C para a pele?


  • +A
  • -A

O corpo humano precisa de uma grande variedade de nutrientes para funcionar de maneira saudável e se manter forte e protegido ao longo da vida. Um desses nutrientes é a vitamina C, mais conhecida popularmente por ajudar na prevenção de gripes e resfriados. No entanto, o consumo da substância também é capaz de gerar benefícios para a pele, especialmente quando está presente na formulação de cremes e outros produtos tópicos.

 

Vitamina C diminui rugas e manchas de pele

 

“A vitamina C traz inúmeros benefícios para a pele. Ela combate os radicais livres, ameniza rugas e linhas de expressão, clareia manchas e uniformiza a pele, auxilia a produção de colágeno e tem efeito fotoprotetor”, afirma a dermatologista Patrícia Mafra. Os radicais livres, vale destacar, são um dos fatores que mais contribuem para o envelhecimento precoce da pele.

A ingestão correta do nutriente é muito importante para manter a pele sempre bonita e saudável. “A falta de vitamina C pode provocar problemas na pele, como pele seca, maior propensão a hematomas, aparecimento de manchas pequenas e contusões avermelhadas e azuladas”, alerta a médica.

De acordo com a especialista, esses problemas são causados pelo baixo consumo de vitamina C, decorrente de uma alimentação inadequada, ou pela falta de absorção do organismo. “Em ambos os casos, o ideal é procurar um profissional que poderá oferecer o melhor tratamento a partir do diagnóstico”, recomenda Patrícia.

 

Dermocosméticos com vitamina C ajudam no tratamento de problemas de pele

 

As principais abordagens para os problemas ligados à vitamina C, especificamente em relação à pele, são a ingestão de alimentos ricos no nutriente e o uso de produtos dermatológicos que contêm a substância. As mudanças na alimentação, muitas vezes acompanhadas de suplementação, levam os benefícios da vitamina para todo o corpo, mas os produtos tópicos permitem que o nutriente aja diretamente na pele, tratando-a com mais eficácia.

 

Dra. Patrícia Mafra é dermatologista, graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), tem residência em Clínica Médica pelo Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG: 37955

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele
vitamina-c

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são os benefícios da vitamina C para a pele?"

angela daminato

Gostaria de saber qual a concentração de vitamina c que contem no ESSENCELE FILLER ?Obrigada desde já.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.