Bebida alcoólica pode atrapalhar o tratamento para pele jovem?


  • +A
  • -A

Bebidas alcoólicas fazem parte da vida de muitas pessoas, até porque são agentes importantes de socialização e lazer. Porém, o consumo exagerado desse tipo de bebida prejudica a saúde em diversas frentes, o que inclui a integridade da pele, já que o álcool acelera seu processo de envelhecimento.  

Efeitos do álcool na pele


“Em excesso, a bebida alcoólica pode prejudicar a pele em diferentes sentidos. Pode favorecer um ressecamento maior e, em casos avançados (com alterações no fígado), levar ao amarelamento da pele (icterícia) e perda do viço.
Em pacientes que têm rosácea,  o consumo de álcool também pode precipitar uma piora do quadro, com vermelhidão, ardência e dilatação dos vasinhos da pele”, informa a dermatologista Aline Guimarães.

Por outro lado, o consumo moderado de álcool não traz prejuízos à pele e, dependendo da bebida, pode até ser benéfico. “Em pequenas quantidades e de forma eventual, o vinho, por exemplo, até possui uma substância antioxidante (resveratrol) capaz de beneficiar a qualidade da pele. Inclusive, essa substância é presente hoje em alguns dermocosméticos”, afirma a profissional.

Outros hábitos que prejudicam a manutenção de uma pele jovem


Além do álcool, o cigarro é outro vilão da pele jovem, pois aumenta a degradação de colágeno, contribuindo para o envelhecimento precoce e para o desenvolvimento de manchas na pele. “A exposição solar sem
uso adequado de protetor também contribui para o envelhecimento da pele, assim como baixa ingestão de proteínas, que favorece o surgimento de flacidez”, avisa.

Cuidados para manter uma pele jovem e saudável


É fundamental buscar sempre hábitos saudáveis, não apenas para conseguir manter uma pele bem cuidada e jovem, mas também para ter maior qualidade de vida. “Também é recomendado se consultar, pelo menos uma vez no ano, com um médico dermatologista para que ele indique a realização de exame completo da pele, além de produtos e procedimentos que possam contribuir para
manter a pele sempre jovem e bonita”, indica Aline.

Dra. Aline Guimarães é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-SP: 155914

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
pele
alcool

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Bebida alcoólica pode atrapalhar o tratamento para pele jovem?"

Nubia

Bom dia adorei o documentário, pois não sabia que seria necessário a consulta anualmente com um dermatologista , ótimas dicas.obrigado

Marciana Barbosa Da Silva

Boa tarde amei as dicas gostaria de saber se de pois que passar o protetor solar posso passar o pó por cima do protetor solar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marciana, para manter a eficiência do protetor solar, é recomendável passa-lo antes da aplicação da maquiagem. Existe pó com fator de proteção solar que pode ser reaplicado por cima da maquiagem. Lembrando sempre de reaplicar o filtro a cada três horas, que é o tempo em que o produto perde o efeito de proteção à radiação e a luz visível. E é possível aplica-lo sem retirar a maquiagem! Explica a Dra. Juliana Fonte na seguinte matéria: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/usar-maquiagem-e-filtro-solar.
Abraços!

Irma

Gostei muito. Adoro vinho, especialmente o tinto. Graças a Deus nunca fumei e desde 2013 comecei a usar protetor solar após descobrir um melanoma ( graças a Deus no início)Amo o protetor solar 99% tonalizante,me serve como protetor e base.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.