O uso de uma base com fator de proteção substitui o protetor solar?

  • +A
  • -A

O uso do protetor solar é um dos cuidados com a pele mais importantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a exposição excessiva aos raios solares pode provocar o aparecimento de rugas, manchas e pintas, além de favorecer o desenvolvimento de câncer de pele. Algumas pessoas que usam maquiagem acabam optando por base com fator de proteção como um substituto do filtro solar. Mas, será que essa escolha é segura?

Base com fator de proteção não protege a pele adequadamente

 

Quem esclarece essa dúvida é a dermatologista Cristiane Simões: “Infelizmente, a resposta é não. Nas bases, ainda que tenham o famoso fator de proteção solar, ou FPS, a proteção oferecida costuma ser muito baixa. Na maioria, não chega ao valor de FPS 30, que é o mínimo ideal”. 

Por isso, a recomendação dos especialistas é não utilizar a base com FPS sozinha. O ideal é aplicar o filtro solar de sua escolha antes da base e de qualquer outro produto de maquiagem. Outra opção, segundo a médica, é optar pelos protetores solares com cor ou pigmento, que combinam a proteção solar às vantagens cosméticas das bases. 

“O protetor solar com cor, além de deixar a pele com imperfeições mais uniforme, disfarça tudo aquilo que ainda não demos conta de resolver, como melasma, olheiras e marcas de acne. Esse é um grande aliado porque une cuidado, saúde e estética de uma vez só”, afirma Dra. Cristiane. Este tipo de produto também ajuda na prevenção dos efeitos da luz visível, presente em lâmpadas, celulares e monitores de computador. 

Saiba como usar o protetor solar corretamente


A especialista explica ainda como deve ser feito o uso do protetor solar, seja ele com ou sem cor ou pigmento: “Meus pacientes ficam meio chateados, mas preciso insistir na verdade: o produto deve conter FPS igual ou maior que 30 e
deve ser reaplicado a cada duas horas, ou após o contato com a água. Sim, de 2 em 2 horas para garantir a melhor proteção e desempenho do produto”. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cristiane Simões

Dra. Cristiane Simões

Dermatologia

CRM: 52-811254 / RJ

TAGS
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O uso de uma base com fator de proteção substitui o protetor solar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.