Ácido kójico: conheça esse ativo que atua na remoção de manchas na pele


  • +A
  • -A

Manchas na pele que não são de nascença podem ser causadas por excesso de sol, envelhecimentos, alergias, ou até mesmo, câncer. Mas elas podem ser identificadas e tratadas por um dermatologista ao longo dos anos. Para esse tratamento, comumente são usados os ácidos, e, entre eles, está a figura frequente do ácido kójico. Ele é um despigmentante natural produzido a partir de um cogumelo japonês e seu tratamento pode apresentar inúmeros benefícios quando comparados com outros ativos.

Ácido kójico tem a vantagem de poder usar durante o dia

O ácido kójico age inibindo a tirosinase, uma enzima que transforma o aminoácido tirosina em melanina. Com isso, ele inibe a formação de melanina, diminui a pigmentação da pele e, consequentemente, as manchas, clareando também as já existentes, sejam elas grandes ou pequenas. “Apesar disso, o ácido kójico é um pouco menos potente que outros ácidos, mas pode ter seu efeito potencializado se manipulado junto com outros ativos”, explica o dermatologista Murilo Drummond.

Entre as vantagens do ácido kójico está o fato de o despigmentante não ser fotossensível e poder ser usado com segurança durante o dia, sem medo de causar problemas. Mas sempre acompanhado do protetor solar quando for se expor ao sol. “Por ser mais leve, ele também é menos irritante que outros clareadores, como a hidroquinona e o ácido retinoico. Também poder ser usado em diferentes concentrações e em peles sensíveis. E não existem relatos de alterações do feto em mulheres grávidas, nem relação com o câncer”, completa a dermatologista Tatiana Matos. Os tratamentos com esse ácido podem ser encontrados em cremes, pomadas e em procedimentos em clínicas estéticas, como o peeling. Os efeitos começam a aparecer de 15 a 30 dias de uso.

Ácido tem menos contra-indicações que outros mais potentes

O ácido kójico tem poucas contra-indicações, mas é sempre importante consultar um dermatologista para saber se ele se adequa ao seu caso. Em manchas vermelhas, vasculares ou com pouca melanina, o efeito pode ser quase nulo. “Pessoas com a pele muito oleosa ou pele muito espessa tem menor resposta ao ácido kójico”, alerta Tatiana .

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) – CRM: RJ 52337051 – drmurilodrummond.com.br

Dra.Tatiana Matos é dermatologista. CRM-BA 16601

 

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Ácido kójico: conheça esse ativo que atua na remoção de manchas na pele"

ana cristina

Gostaria de saber se pode ser usado para clarear mancha de Melasma(mancha de gravidez)

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana, é comum procurarmos cremes para clarear manchas na pele, mas somente um dermatologista, após avaliar o tipo de pele e mancha existente, poderá indicar ou não o uso de ácidos. Abraços

Janice Moreira Santos

Olá estou usando o ácido kojico nas nádegas pois estou com folículos ele clareia realmente,passado pelo dermatologista estou achando que está demorando para limpar,um mês de uso,obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Janice,
Sobre o tempo de ação do produto, orientamos você a esclarecer essa dúvida com a central de atendimento ao cliente Aché. O contato pode ser realizado pelo e-mail cac@ache.com.br ou pelo telefone 0800 701 6900 de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00. Abraços

Claudia

Estou usando ácido kojico a uma semana e minha garganta começou fechar tipo uma alergia seria devido ele? Nunca minha garganta ficou assim. Obrigada atenção

Ana

Deixa eu ver se entendi. Minha pele já é bem clarinha mas com algumas manchas de acnes, usando esse ácido minha pele irá clarear mais ainda? Mesmo tomando sol não vou pegar nenhuma corzinha? Desde já obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana, o ácido kójico age inibindo a tirosinase, uma enzima que transforma o aminoácido tirosina em melanina. Com isso, ele inibe a formação de melanina, diminui a pigmentação da pele e, consequentemente, as manchas, clareando também as já existentes.
É comum procurarmos cremes para clarear manchas na pele, mas para saber se ele se adequa ao seu caso o indicado é que você procure um dermatologista, que após avaliar o tipo de pele e mancha existente, poderá indicar ou não o uso de ácidos. Abraços

Mariangela

Olá Boa tarde tenho manchas de picadas de insetos que depois vira pequenas feridas com isso fica a mancha bem pretinha é indicado o uso deste ácido?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mariangela, o ideal é realizar uma consulta com o dermatologista, assim ele irá avaliar as manchas e poderá prescrever o tratamento adequado. Abraços.

Alisson

Olá, no trecho “Em manchas vermelhas, vasculares ou com pouca melanina, o efeito pode ser quase nulo.” essas manchas vermelhas são as de origem solar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alisson, refere-se às manchas na pele que não são de nascença, podem ter ser causadas por excesso de sol, envelhecimentos, alergias, ou até mesmo, câncer. É sempre importante consultar um dermatologista para saber qual tratamento se adequa ao seu caso. Abraços.

Marcelo

Tenho manchas brancas já gastei muito com medicamentos , agora resolvi tratar com ácidos , manchas tipo pano branco , acredito que eu renovar a pele teria um bom resultado . Pode me ajudar falando do ácido glicólico?

Vivian

Estou com manchas de foliculite o uso do acido kogico me ajudara??ha lembrando que estou amamentando

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vivian, o ideal é fazer uma avaliação com o dermatologista para que ele prescreva o tratamento adequado para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.