AchèAchè
    search
    Título

    Nariz entupido: Respirar pela boca faz mal para a saúde?

    Uncategorized

    Por

    Respirar pela boca de vez em quando é normal e não traz perigos. O problema é quando a respiração se faz praticamente só pela boca, o que tende a acontecer quando o nariz está entupido, em função de alguma alergia ou gripe. Diferente das narinas, a boca não conta com mecanismos de defesa que bloqueiam a passagem de agentes contagiosos, ou seja, essa prática expõe o corpo a um risco maior de infecções e contaminações.

     

    Problemas de se respirar pela boca

     


    “A respiração oral crônica pode acarretar diversas consequências negativas. Causa alterações na mucosa e na estrutura da cavidade oral, da faringe e da laringe. O indivíduo pode apresentar boca seca, ardor, língua saburrosa, gengivites, halitose, faringites, disfonia, distúrbios do sono, irritabilidade, fadiga, dentre outros”, explica a alergista Maria Fernanda Ferraro.

    Em crianças, esse tipo de respiração pode ser ainda mais preocupante, já que gera distúrbios da deglutição pela alteração do posicionamento da língua, e leva a uma flacidez da musculatura da face por esta ser, assim, menos exigida. Com o passar do tempo, isso pode gerar desdobramentos que resultam em deformidades da arcada dentária e dos ossos do rosto.

     

    Riscos para as crianças e tratamento para o nariz entupido

     


    Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas. Esses danos deixam claro o quão importante é a “triagem” feita pelas vias nasais.  

    Para evitar a necessidade de respirar somente pela boca, deve-se tratar o quanto antes a obstrução nasal. Para isso, é essencial identificar a causa do problema. “Fatores anatômicos, inflamatórios, alérgicos, infecciosos, tumores e corpo estranho estão entre as possíveis causas a serem investigadas. Dependendo da natureza do problema, os pacientes podem receber somente orientações, tratamento medicamentoso ou tratamento cirúrgico”, completa Maria.

     

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes