Por que ficamos com o nariz entupido quando temos rinite?

  • +A
  • -A

A rinite é caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e é considerada bastante comum. São cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem com o problema respiratório em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Alergia, e o número tende a crescer ainda mais por causa do aumento da poluição.

Inchaço de estrutura do nariz dificulta passagem do ar na rinite


“Para respirarmos, o primeiro local com o qual o ar entra em contato é a mucosa nasal. Boa parte das causas da rinite são as coisas que respiramos e a maneira como nosso corpo reage a estes antígenos”, explica o otorrinolaringologista Fernando Maia. Os casos são, geralmente,  de rinite alérgica, causados por poeira, pólen e alimentos, mas existe também a rinite não alérgica, resultado de problemas na formação das vias aéreas.

Um dos principais sintomas da rinite é o nariz entupido. Segundo o médico, os cornetos são estruturas que ficam dentro do nariz e que transformam o ar externo frio em quente e úmido, essencial para manter uma respiração adequada. “Na rinite, os cornetos estão aumentados e dificultam a entrada de ar, dando uma sensação de obstrução nasal”, afirma o especialista.

Conheça os principais sintomas da rinite


Além do nariz entupido, os pacientes com rinite podem apresentar nariz escorrendo, chamado de coriza, coceira no nariz, na garganta e até nos olhos e espirros, geralmente seguidos. Boa parte dos sintomas costuma aparecer em apenas alguns minutos depois do contato com o alérgeno, mas outros podem surgir horas mais tarde, como cansaço, inchaço nos olhos, dor de cabeça e de garganta.

O tratamento da rinite pode abordar diversas frentes. Uma delas é manter a casa e o ambiente de trabalho sempre limpos e ventilados. Outra abordagem é o uso de medicamentos prescritos por um médico, como antialérgicos e descongestionantes nasais. Por fim, existe a vacina, cujo objetivo é tornar o organismo resistente à substância que causa alergia.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fernando Maia

Dr. Fernando Maia

Otorrinolaringologia

CRM: 35967 / PR

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que ficamos com o nariz entupido quando temos rinite?"

Helen

Tenho rinite alérgica.Comecei ter problema de audição. Já tenho feito alguns exames e em um deles consta que uma carne no meu nariz e esta causa o entupimento do mesmo.Percebi que isto interrompe.a minha audição.O otorrino não quer levar em consideração este resultado.O que devo fazer?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.