Nariz entupido: Quais são as atitudes cotidianas que podem ajudar na respiração?


  • +A
  • -A
Imagem do post Nariz entupido: Quais são as atitudes cotidianas que podem ajudar na respiração?

Nariz entupido é um dos principais sintomas da rinite, problema de saúde que inflama a mucosa do nariz. Mas, apesar da rinite ser uma das causas mais comuns, diversas outras condições também provocam a obstrução nasal, desde um simples resfriado até condições mais sérias, como desvio de septo, pólipo nasal, tumores de fossa nasal, aumento da adenoide e sinusites. Existe alguma prática do dia a dia que pode ajudar a reduzir o desconforto?

 

Cigarro dentro de casa faz muito mal para alérgicos

 

Além de um tratamento adequado com um especialista, o otorrinolaringologista Fernando Maia explica que os pacientes devem adotar algumas medidas comportamentais ou em casa: “Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadões. Dar preferência a pisos laváveis, como cerâmica e vinil, e cortinas do tipo persiana ou de material que possa ser limpo com pano úmido”, lista o especialista.

Essas atitudes têm como objetivo manter o ambiente de casa limpo, sem poeira, ácaros e outras substâncias e micro-organismos capazes de provocar uma reação alérgica e entupir o nariz. Existem ainda outras medidas, como deixar a roupa de cama secando sob o sol ou ar quente, não permitir o fumo dentro de casa e manter as camas afastadas da parede.

 

Manter a casa sempre limpa ajuda a respirar melhor

 

Na hora da limpeza, é importante dar preferência a pastas e sabões em pó no lugar de talcos e perfumes na forma de sprays. Deve-se combater o mofo, principalmente no quarto de dormir, e reduzir a umidade a menos de 50%. Maia recomenda também passar pano úmido diariamente na casa ou usar aspiradores de pó com filtros especiais duas vezes a cada semana, lembrando-se de manter o alérgico fora do ambiente durante a limpeza.

Além de reduzir a qualidade de vida ao dificultar a respiração e até mesmo diminuindo o sabor dos alimentos, a obstrução nasal pode esconder alguns problemas de saúde que, se não forem tratados, podem gerar grandes complicações. “A obstrução nasal pela rinite alérgica pode levar à disfunção tubária”, alerta o médico. “A tuba auditiva é um canal que liga o nariz ao ouvido e que, se não funcionar de maneira adequada, pode dar dor de ouvido e prejudicar a audição”.

 

Dr. Fernando Maia é graduado pela Universidade do Oeste Paulista e membro e titulado especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. CRM-PR 35967.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Nariz entupido: Quais são as atitudes cotidianas que podem ajudar na respiração?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.