Por que a hipertensão descontrolada pode causar sangramentos nasais?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a hipertensão descontrolada pode causar sangramentos nasais?

Os sangramentos nasais, conhecidos na linguagem médica como epistaxe, são episódios que assustam qualquer pessoa, afinal, é difícil manter a calma ao ver o próprio rosto ou de algum parente sangrando. O problema é causado mais frequentemente por traumas, como o hábito de retirar a secreção do nariz, e por doenças mais raras, como tumores nasais.

Pressão muito alta nos vasos sanguíneos

A hipertensão descontrolada é outro fator que provoca sangramentos no nariz. “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”, explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho. O profissional recomenda a procura de atendimento médico imediatamente para se investigar a causa e iniciar o tratamento para o problema.

Os pacientes hipertensos não costumam apresentar sintomas. As exceções estão em alguns casos de descontrole da doença e nos casos de picos de pressão, como acontece com os sangramentos nasais. “A hipertensão é traiçoeira. Mesmo quando ela está descontrolada, machucando nossos vasos sanguíneos do cérebro, coração, rins e olhos, ela pode não trazer nenhum sintoma”, pondera o médico.

Tratamento o quanto antes

O prejuízo só será notado em médio e longo prazo, quando as consequências da hipertensão descontrolada começarem a aparecer. Por causa da ausência de sintomas, é comum que não sejam tomadas atitudes para resolver o problema. “Isso faz com que a pessoa portadora de pressão descontrolada tenha um risco muito maior para infarto, derrame e insuficiência renal quando comparada aos que conseguiram controlá-la”, explica o cardiologista.

A recomendação médica é nunca esperar o surgimento de sintomas para desconfiar de uma hipertensão ou de uma hipertensão descontrolada. É preciso fazer medições periódicas em casa ou em consultas com profissionais da área da saúde, para controlar o problema e obter o máximo proveito do tratamento.

Dr. Francisco Flavio Costa Filho é formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Por que a hipertensão descontrolada pode causar sangramentos nasais?"

Kamilla Gomes

Conteúdo muito bom! Parabéns pelo trabalho.Eu também escrevi um conteúdo sobre esse importante tema.Infográfico: Os 5 principais órgãos que mais sofrem com a hipertensão descontrolada.Veja aqui: http://hipertensoemmovimento.com/hipertensao-descontrolada/Se você achar válido, adoraria que compartilhassem este material com o público do Cuidados pela Vida.Afinal, nós sabemos a importância desse assunto para as pessoas e, quanto mais informação a respeito, melhor.Continue o ótimo trabalho e sucesso!Abraço,Kamilla Gomes

Socorro Oliveira

Boa tarde Dr. FlávioMeu pai já tem 80 anos e ultimamente tem sangrado o nariz várias vezes e até um pouco pela a boca(1 vez), a pressão dele fica oscilando, já chegou a 20/8, uma vez aconteceu um desmaio, mas isso já faz um tempo, já marquei consulta com um cardiologista, ele corre algum risco de AVC, infarto?Em relação a alimentação o que devo evitar e o que consumir?Outa coisa, ele não consegue ficar parado e acredito que isso seja bom na idade dele, mas ele deve evitar esforços ou não tem problema?

Cuidados Pela Vida

Olá Socorro. Primeiramente é importante que essa consulta com o cardiologista aconteça o mais rápido possível.
Em relação a alimentação, deve-se evitar alimentos gordurosos e sal. Procure uma alimentação com mais legumes e verduras, de preferência sem tempero.
Abraços

Luciana

Bom diaDr. Tenho uma irmã de 26 anos que é hipertensa, ela está há dois meses sangrando pelo olho, nariz, ouvido e boca.Está sendo acompanhada por médicos porém não encontram explicação para o sangramento. Gostaria da sua ajuda

Joyce coutinho

3: Era sobre o porque de uma pessoa com pressão sanguínea alta, sangrar pelo nariz quando está em um ambiente de alta altitude

Cuidados Pela Vida

Oi Luciana, é complicado diagnosticar sua irmã apenas com essas informações. É necessário que ela realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras para ela.

Cuidados Pela Vida

Olá Joyce, como explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho: “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”. O profissional recomenda a procura de atendimento médico imediatamente para se investigar a causa e iniciar o tratamento para o problema. Abraços.

Mizael

Bom dia Dr.Tenho 26 anos e descobri recentemente que sou hipertenso!Sangrei bastante, mas bastante mesmo pelo nariz durante quase 1mes. Foi horrível! Agora vivo com medo de estar em alguns lugares e do nada sangrar.. gostaria de saber se o medicamento que o médico cardiologias me passou se eu poso ficar tranquilo? Pois mal durmo e tenho medo de estar no calor! Nao gostaria de passar por isso nunca mais!

Cuidados Pela Vida

Oi Mizael, seguindo corretamente o tratamento prescrito pelo médico, esse tipo de sangramento não deve ocorrer novamente, pois a sua pressão estará controlada. Lembrando que é importante consultar regularmente o médico para que ele possa acompanhar sua evolução. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.