Por que a hipertensão descontrolada pode causar sangramentos nasais?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a hipertensão descontrolada pode causar sangramentos nasais?

Os sangramentos nasais, conhecidos na linguagem médica como epistaxe, são episódios que assustam qualquer pessoa, afinal, é difícil manter a calma ao ver o próprio rosto ou de algum parente sangrando. O problema é causado mais frequentemente por traumas, como o hábito de retirar a secreção do nariz, e por doenças mais raras, como tumores nasais.

Pressão muito alta nos vasos sanguíneos

A hipertensão descontrolada é outro fator que provoca sangramentos no nariz. “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”, explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho. O profissional recomenda a procura de atendimento médico imediatamente para se investigar a causa e iniciar o tratamento para o problema.

Os pacientes hipertensos não costumam apresentar sintomas. As exceções estão em alguns casos de descontrole da doença e nos casos de picos de pressão, como acontece com os sangramentos nasais. “A hipertensão é traiçoeira. Mesmo quando ela está descontrolada, machucando nossos vasos sanguíneos do cérebro, coração, rins e olhos, ela pode não trazer nenhum sintoma”, pondera o médico.

Tratamento o quanto antes

O prejuízo só será notado em médio e longo prazo, quando as consequências da hipertensão descontrolada começarem a aparecer. Por causa da ausência de sintomas, é comum que não sejam tomadas atitudes para resolver o problema. “Isso faz com que a pessoa portadora de pressão descontrolada tenha um risco muito maior para infarto, derrame e insuficiência renal quando comparada aos que conseguiram controlá-la”, explica o cardiologista.

A recomendação médica é nunca esperar o surgimento de sintomas para desconfiar de uma hipertensão ou de uma hipertensão descontrolada. É preciso fazer medições periódicas em casa ou em consultas com profissionais da área da saúde, para controlar o problema e obter o máximo proveito do tratamento.

Dr. Francisco Flavio Costa Filho é formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Por que a hipertensão descontrolada pode causar sangramentos nasais?"

Kamilla Gomes

Conteúdo muito bom! Parabéns pelo trabalho.Eu também escrevi um conteúdo sobre esse importante tema.Infográfico: Os 5 principais órgãos que mais sofrem com a hipertensão descontrolada.Veja aqui: http://hipertensoemmovimento.com/hipertensao-descontrolada/Se você achar válido, adoraria que compartilhassem este material com o público do Cuidados pela Vida.Afinal, nós sabemos a importância desse assunto para as pessoas e, quanto mais informação a respeito, melhor.Continue o ótimo trabalho e sucesso!Abraço,Kamilla Gomes

Socorro Oliveira

Boa tarde Dr. FlávioMeu pai já tem 80 anos e ultimamente tem sangrado o nariz várias vezes e até um pouco pela a boca(1 vez), a pressão dele fica oscilando, já chegou a 20/8, uma vez aconteceu um desmaio, mas isso já faz um tempo, já marquei consulta com um cardiologista, ele corre algum risco de AVC, infarto?Em relação a alimentação o que devo evitar e o que consumir?Outa coisa, ele não consegue ficar parado e acredito que isso seja bom na idade dele, mas ele deve evitar esforços ou não tem problema?

Cuidados Pela Vida

Olá Socorro. Primeiramente é importante que essa consulta com o cardiologista aconteça o mais rápido possível.
Em relação a alimentação, deve-se evitar alimentos gordurosos e sal. Procure uma alimentação com mais legumes e verduras, de preferência sem tempero.
Abraços

Luciana

Bom diaDr. Tenho uma irmã de 26 anos que é hipertensa, ela está há dois meses sangrando pelo olho, nariz, ouvido e boca.Está sendo acompanhada por médicos porém não encontram explicação para o sangramento. Gostaria da sua ajuda

Joyce coutinho

3: Era sobre o porque de uma pessoa com pressão sanguínea alta, sangrar pelo nariz quando está em um ambiente de alta altitude

Cuidados Pela Vida

Oi Luciana, é complicado diagnosticar sua irmã apenas com essas informações. É necessário que ela realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras para ela.

Cuidados Pela Vida

Olá Joyce, como explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho: “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”. O profissional recomenda a procura de atendimento médico imediatamente para se investigar a causa e iniciar o tratamento para o problema. Abraços.

Mizael

Bom dia Dr.Tenho 26 anos e descobri recentemente que sou hipertenso!Sangrei bastante, mas bastante mesmo pelo nariz durante quase 1mes. Foi horrível! Agora vivo com medo de estar em alguns lugares e do nada sangrar.. gostaria de saber se o medicamento que o médico cardiologias me passou se eu poso ficar tranquilo? Pois mal durmo e tenho medo de estar no calor! Nao gostaria de passar por isso nunca mais!

Cuidados Pela Vida

Oi Mizael, seguindo corretamente o tratamento prescrito pelo médico, esse tipo de sangramento não deve ocorrer novamente, pois a sua pressão estará controlada. Lembrando que é importante consultar regularmente o médico para que ele possa acompanhar sua evolução. Abraços.

Catarina

Boa tarde Dr eu sofro de sangramento nasal o que faço

Cuidados Pela Vida

Oi Catarina, é necessário que você faça uma avaliação com o médico para que ele possa identificar o motivo do sangramento, e assim prescreva o tratamento adequado. Abraços.

raimunda

bom dia, eu tive um sangramento, só que não por dentro do nariz e sim por fora, do nada começou a sangrar, passei mais ou meno uma hora e meia sangrando, algumas pessoas até falaram que foi um vaso que se rompeu e que isso acontece devido a pressão, pode ser isso mesmo?

Cuidados Pela Vida

Oi Raimunda, um pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal, mas ele também pode ocorrer devido outros fatores, como por exemplo, em casos de algum trauma no local. É necessário que você faça uma avaliação com o médico para que ele possa identificar o motivo do sangramento, e assim prescreva o tratamento adequado. Abraços.

Rosângela

Sangrei muito pelo nariz e boca minha pressão estava muito alta 25/14 fui para o médico e lá fiquei por 2 horas sangrando e o sangue já saia coagulado foi horrível nos dias seguintes fique muito cansada com muita dor no peito .

Cuidados Pela Vida

Oi Rosângela, marque uma consulta com o médico cardiologista para que ele possa prescrever o tratamento adequado para o seu caso. Melhoras.

Jaqueline oliveira

Bom Dia,Dr.Minha mãe teve um sangramento pelo nariz e pressão alta em fevereiro de 2017 e está tendo de novo em fevereiro de 2018.Qual o médico recomendado para consulta-la para pedir os devidos exames?

Cuidados Pela Vida

Oi Jaqueline, leve-a para uma consulta com o cardiologista. Abraços.

Diovana

Boa tarde, Dr quando criança eu cair de uma altura de quase 1,50 cair de cabeça no chão. E sempre que ficava gripada sangrava, fazia uns dois anos que não sangrava e mês passado acordei de madrugada sangrando foram duas noites ..

Cuidados Pela Vida

Oi Diovana, é importante que você procure um médico especialista para que ele possa te avaliar e passar as orientações necessárias. Abraços.

Francisca

Bom dia,meu esposo está com sangramento no nariz,já fez vários exames ,foi ao cardiologista ,está medicado mais pressão continua com picos e quando isso acontece vem o sangramento .o que devo fazer? obrigado

Cuidados Pela Vida

Oi Francisca, é importante que seu esposo consulte regularmente o médico para que ele possa acompanhar a evolução do tratamento e trate os sintomas que permanecem. Melhoras para ele.

Maria de Jesus

Minha mãe tem 68 anos, ultimamente apresenta P A de 140×80 e sangramento pelo nariz e ouvido.Minha pergunta é: Esse sangramento pode estar relacionado a pressão ou 14 por 8 não é considerado pressão alta?

Cuidados Pela Vida

Oi Maria de Jesus, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e leve sua mãe para uma consulta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.