Dor de ouvido recorrente pode ser sinal de imunidade baixa


  • +A
  • -A
Imagem do post Dor de ouvido recorrente pode ser sinal de imunidade baixa

Quando se trata de saúde existem várias lendas e muita gente se pergunta se a relação que todo mundo faz entre dor de ouvido e baixa imunidade é uma delas. Infelizmente a recorrência das otites realmente quer dizer que há algo errado com o nosso sistema imunológico e Dra. Érica Azevedo, especialista no assunto, explica o porquê.

Baixas defesas deixam a pessoa mais vulnerável a ter otites

Érica explica que as pessoas que por algum motivo estão com a imunidade diminuída podem apresentar mais otites porque seu sistema imunológico não conseguem montar uma defesa adequada contra os micro-organismos que causam a otite. “Além da otite, elas poderão apresentar outras infecções, como pneumonias, infecções de pele e meningites”, conta a imunologista.

Fique atento para a quantidade de repetições de otites que pode indicar baixa imunidade

Ter apenas uma otite não aponta para um quadro de baixa imunidade, mas a médica diz quando é preciso ficar de olho: “No caso da criança, quatro ou mais otites em um ano já indicam a possibilidade de uma imunodeficiência. No adulto bastam duas otites ou mais em um ano”, diz. Apesar disso, Érica faz questão de lembrar que não é só a imunodeficiência que causa infecções de repetição. “Uma pessoa alérgica também pode apresentar quadros de sinusites e otites frequentes sem que, necessariamente, o seu sistema imunológico esteja comprometido”, explica.

Além da repetição, as otites são mais graves em quem tem baixa imunidade

Segundo a imunologista, um dos sinais de que uma pessoa pode ter uma imunodeficiência é a presença de infecções graves ou que evoluem mal apesar do uso correto dos antibióticos. Isso indica que as otites desse tipo de caso podem ser mais severas e, por isso, precisam de um bom tratamento. “Quando não é tratada corretamente, a otite pode levar à diminuição da acuidade auditiva, à perfuração do tímpano ou a infecção pode se espalhar por tecidos próximos ao ouvido causando uma infecção grave devido a sua localização”, conta Érica.

Nem sempre a recorrência do problema é sinal de baixa imunidade

Não é toda otite que indica uma baixa imunidade e é preciso ficar de olho no tipo da sua. Existe a otite externa, que é quando a infecção se encontra antes do tímpano, e a otite média, que ocorre atrás da membrana do tímpano. “A primeira é mais comum em crianças e costuma estar associada à manipulação do conduto auditivo, já a segunda é o tipo de otite associado com imunodeficiência ou baixa imunidade”, explica a imunologista.

É importante ressaltar que não é apenas a imunodeficiência que causa infecções de repetição, especialmente nas crianças. Uma criança normal pode ter de 6 a 8 infecções em vias aéreas superiores em um ano. Se a criança for alérgica e frequentar creche esse número sobe para 10 a 12 infecções no ano.

Dra. Érica Azevedo é médica alergista/imunologista pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – Asbai. Atende em seu consultório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro – CRM: 52-83907-8 –  ericaazevedo.com.br

TAGS
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor de ouvido recorrente pode ser sinal de imunidade baixa"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.