Aspirar o excesso de muco no nariz pode provocar pneumonia?


  • +A
  • -A
Imagem do post Aspirar o excesso de muco no nariz pode provocar pneumonia?

O muco presente no nariz e garganta tem a função de proteger e filtrar as vias respiratórias, mesmo quando não há doença alguma envolvida. Portanto, a atuação do componente é perfeitamente normal e importante. Todavia, o aumento na quantidade da secreção representa riscos à saúde, já que o indivíduo tende a aspirar o excesso.  

Excesso de muco pode provocar até mesmo pneumonia


“Aspirar o muco em excesso costuma ser prejudicial à saúde pois pode evoluir para uma rinossinusite aguda bacteriana devido ao acúmulo e infecção do muco. Esse muco também pode progredir aos pulmões, de modo que sua retenção provoque uma pneumonia”, explica a otorrinolaringologista Cristiane Adami.

A produção de muco em excesso ocorre por vários motivos, dentre eles alergias, reações a alimentos e infecções de bactérias, fungos e vírus. “Para evitar uma possível concentração de muco nos pulmões, deve-se ingerir líquidos em abundância, apostar em alimentos ricos em vitamina C e vitamina E, além de hidratar a mucosa das vias aéreas com inalação e lavagem nasal”.

Engolir muco é normal e não representa perigo


Apesar dos inconvenientes, a médica destaca a participação do muco como agente de defesa do organismo. “A mucosa nasal é constituída por glândulas secretoras de muco que protege o nariz. O muco tem função de defesa imunológica atuando como bactericida e consegue reter micróbios e partículas de poeira de ar, funcionando como um filtro para o nariz”.

Por mais que aspirar o muco em excesso seja prejudicial à saúde, o ato de engoli-lo não representa maiores perigos, garante a especialista. “Engolimos muco o tempo todo, pois a mucosa nasal, com o movimento ciliar, leva o muco produzido para a deglutição. Portanto, é um mecanismo fisiológico que não traz danos à saúde”.

Dra. Cristiane Adami é otorrinolaringologista especialista pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e atua no Hospital Paulista de ORL, em São Paulo. CRM: 121706

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Aspirar o excesso de muco no nariz pode provocar pneumonia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.