Rosa silvestre: saiba tudo sobre esse poderoso antioxidante natural
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Yasmin Gonzalez
- +A
- -A
O tratamento para diversas doenças passa pela ação de remédios, mas alguns componentes naturais têm ação comprovada no combate a diversas enfermidades e condições. A rosa silvestre é um exemplo disso.
A planta, originária do Oriente e também conhecida como rose hips, rosa mosqueta ou canina, chama atenção por sua alta concentração de vitamina C, trazendo benefícios para a saúde da pele, além de reduzir os níveis de colesterol, prevenir doenças cardiovasculares e diminuir inchaços.
Rica em vitamina C, rosa silvestre contribui para uma pele saudável e bonita
Segundo a nutricionista Yasmin Gonzales, a planta é rica em vitamina C, um verdadeiro antioxidante natural, que neutraliza a ação dos radicais livres. “Muito utilizado na indústria de cosméticos e na medicina preventiva, o nutriente previne o envelhecimento precoce da pele. Vitaminas A e E, selênio, ferro e cálcio também são encontrados na planta”, explica, afirmando que a alta concentração de ácido ascórbico também fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.
Rosa silvestre reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares
De acordo com a especialista, o consumo da rosa silvestre é excelente para pessoas que enfrentam retenção de líquidos, especialmente na região abdominal. “As fibras encontradas em sua composição também contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL) e ajudam no controle da glicemia em diabéticos”, explica, destacando que existem estudos apontando que a planta também reduz a ocorrência de doenças cardiovasculares, ajuda no combate à obesidade e até mesmo a alguns tipos de câncer.
Rosa silvestre é contraindicada para pessoas com anemia falciforme
A nutricionista explica que, por conta da alta concentração de vitamina C, a planta não é indicada para pessoas com anemia falciforme (doença hereditária que atinge os glóbulos vermelhos do sangue, também conhecido como hemácias), pois pode aumentar a absorção de ferro no organismo, o que gera dor no indivíduo portador da doença, já que contribui para a obstrução das veias e para a “quebra” as hemácias. “As mulheres grávidas também devem suspender o consumo deste e de outros chás no período da gestação. O importante é consultar um profissional da área para que possa lhe orientar adequadamente”, finaliza.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Yasmin Gonzalez
Nutrição
CRM: CRN: 13100035 / RJ
- 14 comentários para "Rosa silvestre: saiba tudo sobre esse poderoso antioxidante natural"
-
Déborah
Minha mãe sofre de anemia falciforme e comprou a rosa silvestre pra diminuir dores articulares. Tem problema se ela tomar pelo um dia sim outro não?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Déborah, a nutricionista Dra. Yasmin Gonzalez explica que, por conta da alta concentração de vitamina C, a planta não é indicada para pessoas com anemia falciforme. É importante que ela consulte um médico para que ele possa orientá-la de que forma as dores podem ser amenizadas. Abraços.
-
olimpia
gostaria de saber se realmente o oleo de rosa mosqueta funciona para estrias vermelhas
-
Angela Maria Fernandes
O meu marido já usou várias caixas, ele gosta muito, se sente bem, usando, porque ele tem problemas no joelho, e agora ele está com chikungunya e sente dor nas articulações,más procurei na farmacia e o balconista disse que não vende mais!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.