Quais são os ossos mais afetados pela osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma condição muito ligada ao envelhecimento do corpo. Ela ocorre quando o organismo perde a capacidade de gerar novas células ósseas e deixa de repor a quantidade de minerais que os ossos perdem com o tempo. O problema atinge ambos os sexos, mas é mais comum nas mulheres, especialmente depois da menopausa, quando a produção de estrógeno é reduzida.

Fraturas do dia a dia

Como consequência, a osteoporose provoca a diminuição da densidade óssea e deixa os ossos fragilizados e mais suscetíveis a fraturas, causadas por situações simples, como tombos, ou até mesmo por espirros e pela tosse, como aponta o ortopedista Marcos Britto da Silva: “As fraturas, muitas vezes, ocorrem com trauma mínimo e, em casos mais acentuados, são até mesmo espontâneas​. Vemos pacientes que quebraram uma vértebra da coluna ao levantar uma janela ou abaixar para pegar um objeto no chão.”

A doença pode afetar todos os ossos do corpo, mas expõe, principalmente, as vértebras e o fêmur, além do rádio e o úmero, localizados no braço. Um dos problemas relacionados à osteoporose é a compressão das vértebras. Fragilizadas, elas podem sofrer compressão e causar deformidades e a diminuição da estatura. Com o tempo, é possível que o paciente perca a capacidade de se locomover e também a sua qualidade de vida.

Vivendo bem com osteoporose

Ao contrário do que se pode pensar, pessoas com osteoporose não devem parar de praticar exercícios, mas é preciso consultar um especialista que possa dizer os tipos mais adequados para a situação do paciente. “As atividades são parte integrante do tratamento da osteoporose, porém esses exercícios devem ser orientados: alguns devem ser evitados e outros incentivados​”, afirma o ortopedista.

Quem tem a doença pode ter uma boa qualidade de vida e até recuperar a força óssea, segundo da Silva: “​O osso pode ser tratado com ​​medicamentos e melhora alimentar. Mesmo que ele quebre, pode ser consertado e o processo de consolidação irá promover a cura da fratura. Osteoporose tem tratamento e pacientes podem voltar a ter ossos fortes.”

Dr. Marcos Britto da Silva é formado pela UFRJ, especializado em ortopedia e traumatologia e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 538620

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais são os ossos mais afetados pela osteoporose?"

Maria Pereira da Silva

Como voltar a ter ossos fortes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria.
O tratamento passa pelo uso de medicamentos de atuações variadas, mas que têm como objetivo a redução da perda da massa óssea. A reposição hormonal e a suplementação de cálcio e de outros nutrientes também podem ser indicadas por um médico. A prática de atividades físicas também contribui, mas é preciso avaliar o seu caso para pode indicar o melhor tratamento.

Norma Soeli Pereira da Silva

Ha a possibilidades de ter osteoporose nos ossos da cabeça,e face e sentir dores.Atenciosamente obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Norma, sim, doença pode afetar todos os ossos do corpo. Caso você apresente algum sintoma, realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.