Quais exercícios são indicados para fortalecer a musculatura em quem desenvolveu fragilidade nos ossos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais exercícios são indicados para fortalecer a musculatura em quem desenvolveu fragilidade nos ossos?

Conforme a idade avança, aumentam as chances de um indivíduo desenvolver a osteoporose. A doença metabólica se caracteriza pela diminuição da densidade óssea, fragilizando todo o esqueleto e deixando-o mais suscetível a fraturas. O problema costuma atingir pessoas com mais de 50 anos, principalmente, mulheres no período posterior à menopausa.

Fortalecimento muscular

Na luta contra a osteoporose, a prática de atividades físicas é um dos elementos mais importantes do tratamento, especialmente os que ajudam a fortalecer os músculos, como explica o ortopedista e especialista em medicina esportiva Roberto Ranzini: “A medida mais importante para a proteção articular e óssea são os exercícios de resistência muscular ou, simplesmente, a musculação.”

É por meio do fortalecimento da musculatura que é possível diminuir o impacto diário sobre as articulações e também estimular a recuperação e o aumento da massa óssea, segundo Ranzini. “Os músculos fortalecidos desempenham o papel de amortecedor de impactos, poupando o desgaste de ossos e das articulações”, explica o médico.

Exercícios para a osteoporose

Mas não é só a musculação que produz benefícios para a densidade dos ossos. “Todos os esportes de impacto e aqueles praticados em pé, influenciados pela gravidade, produzem um aumento ou pelo menos manutenção da massa óssea”, afirma Ranzini. A natação, por exemplo, não é uma atividade indicada para quem tem como objetivo o combate à osteoporose.

Além de atuar na densidade dos ossos, a prática de exercícios traz inúmeras vantagens para o corpo. Ela ajuda a favorecer a postura corporal, melhora o equilíbrio, reduz o risco de quedas, atenua as dores na coluna e diminui as chances de fraturas e deformações nesta área. O fortalecimento muscular ainda devolve a capacidade de realização de simples tarefas do cotidiano e melhora o funcionamento do cérebro, especialmente nos idosos.  

Dr. Roberto Ranzini é ortopedista e traumatologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em medicina esportiva e atua em São Paulo. CRM-SP: 70975

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais exercícios são indicados para fortalecer a musculatura em quem desenvolveu fragilidade nos ossos?"

Sandra

Gostaria de saber quais outras práticas são indicadas, além da musculação,para combater a osteoporose ou fortalecer a musculatura?Tenho 55 anos e inicio de osteoporose. Desde o diagnóstico, há um ano,venho fazendo Pilates.Está correto?

Cuidados Pela Vida

Olá Sandra, a pratica de exercícios físicos é fundamental para o bem estar e para a saúde. Aconselhamos você a verificar com o profissional que a acompanha, pois após avaliação poderá indicar outra modalidade que a atenda sem causar nenhum dano muscular. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.