O excesso de cálcio pode ser prejudicial à saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post O excesso de cálcio pode ser prejudicial à saúde?

O cálcio é uma substância essencial para o fortalecimento dos ossos e dentes. Ingerido por meio, principalmente, de leite e derivados, sua ação – junto à vitamina D – é fundamental para a saúde óssea, prevenindo doenças como a osteoporose e osteopenia. No entanto, sua ingestão em excesso pode trazer riscos, como o surgimento de pedras nos rins e até ataques cardíacos. Saiba mais com as dicas do ortopedista Marcos Britto.

A importância do cálcio para a saúde óssea

Desde pequenos aprendemos que tomar leite faz bem, pois fortifica o ossos. E é verdade! “O consumo adequado de cálcio, unido à exposição ao sol nos horários adequados e sem filtro solar, é a indicação básica para quem deseja se prevenir de doenças ósseas e, também, tratá-las”, afirma o médico, que recomenda também que seja evitado o consumo de alimentos ricos em cálcio junto aos com alto teor de ferro. “O ferro bloqueia a metabolização do cálcio e vice-versa”, alerta.

Por que o excesso de cálcio pode fazer mal?

Segundo Marcos, é necessário regular o consumo do mineral. “É um grande desafio, principalmente para os idosos, pois pouco cálcio pode causar doenças ósseas, e muito cálcio pode desenvolver outros malefícios”, afirma. “A gente já sabe que nada além da conta faz bem. No caso do cálcio, aumenta-se o risco de ‘pedras’ nos rins e calcificação dos ossos, por exemplo. E já existem estudos que afirmam que o excesso do mineral pode causar ataques cardíacos”.

Conheça os alimentos ricos em cálcio

O leite é o primeiro alimento que lembramos quando pensamos em cálcio, certo? Mas para não consumir o mineral em excesso, vale atentar para as principais fontes encontradas na alimentação. “Além dos derivados do leite, pode-se encontrá-lo em hortaliças como brócolis, cebolinha, acelga, couve e repolho; leguminosas, cereais integrais e frutas secas”, comenta.

Recomendação de consumo de cálcio diária

Adultos devem consumir uma média de 1000mg de cálcio por dia, equivalente a cerca de quatro copos de leite de 200ml. No entanto, o valor deve ser superior em pacientes grávidas, durante a menopausa e em idosos. “Portanto, procure um médico especialista, que vai indicar o consumo ideal para o seu caso específico”, conclui.

Dr. Marcos Britto é médico ortopedista, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. CRM-RJ 52.53862-0http://www.marcosbritto.com

TAGS
calcio
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

26 comentários para "O excesso de cálcio pode ser prejudicial à saúde?"

Jessica

Minha filha so quer bebê leite puro sem nada e sem açúcar isso faz mal

Cuidados Pela Vida

Olá Jessica. Se ela não beber leite em excesso não há mal nenhum e é até melhor que ela o tome sem açúcar.
Abraços

Lívia maria

Boa noite Fiz uns exames e levei pra endocrinologista ela viu que meu cálcio estava alto mais de 600 ela pediu outros exames pra saber o que está elevando esse cálcio, gostaria de saber qual os alimentos que eu deveria evitar para não aumentar mais o cálcio.

Cuidados Pela Vida

Olá Lívia, além dos derivados do leite, pode-se encontrar boas quantidades de cálcio em hortaliças como brócolis, cebolinha, acelga, couve e repolho; leguminosas, cereais integrais e frutas secas. Vale lembrar que o correto é você procurar por um médico nutricionista para que ele indique a melhor dieta para a sua necessidade. Abraços

Sara

Tenho 40 anos, peso 100 kg. Quebrei a cabeça da fíbula. O medico passou dois meses de OSTEOTRAT – Resedronato sódico e PROSSO – Citrato Malato de Cálcio vitamina D3. É muito calcio? Isso pode me fazer mal?Gostaria de saber!Obs: Não foi feito nenhum tipo de exame antes da receita, somente rx e tomografia

Rosemar miguel seabra

meu marido ta com muito calcio como faz para baixar o cakcio e alimentação certa

Cuidados Pela Vida

Oi Rosemar, o indicado é procurar um médico especialista, que vai indicar o consumo ideal para o caso específico do seu esposo.

Leonardo brito

Pq as minhas pernas doem sem parar? E estão pesadas.

Cuidados Pela Vida

Olá Leonardo, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Abraços.

Sonia

Sonia RodriguesGoataria de saber se osteopenia tem cura

Cuidados Pela Vida

Oi Sonia, antes da diminuição da massa óssea avançar pelo organismo e originar a osteoporose, ela é conhecida pela Medicina como osteopenia. Esta condição não é considerada uma doença, mas precisa de tratamento para que o quadro não se agrave e passe a comprometer a qualidade de vida. Com o tratamento adequado é possível reverter ou pelo menos estabilizar a perda de massa óssea para não evoluir para osteoporose. Abraços.

Angela

Meu marido ta com 53 anos ele pode repor o calcio como o oscal d ?porque o medico falou que ele ta com falta de vitamina D e ele ta cheio de dor no braco nas costas e descendo pras pernas o exame de coluna deu desgaste ele pode tomar o oscal D?

Cuidados Pela Vida

Oi Angela, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que o seu esposo realize uma consulta com o médico especialista. Melhoras para ele.

Maridete

OláMeu medico me passou carbonato para os ossos, porém tenho fortes tendências para doenças coronárias, gostaria de saber se posso repor esta deficiência somente com alimentos ricos em cálcio, ou se preciso realmente do medicamentoGrata

Cuidados Pela Vida

Oi Maridete, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é procurar um médico especialista, que vai indicar o consumo ideal para o seu caso específico. Abraços.

Bom dia tenho 45 anos nao toma nenhum tipo de remedio graças a Deus tenho uma boa saude ,e ainda menstruo mas comecei a tomar calcio D3 por minha conta ,gostaria de saber se posso tomar sempre ,tomo 2 comprimidos por dia depois do almoço e depois da janta .

Gostaria de saber tenho 45 anos mentruo normal e nao toma remedio nenhum a nao ser o suplemento calcio D3 que comecei tomar por minha conta 2 por dia apos as refeiçoes posso tomar sempre ou nao

Cuidados Pela Vida

Oi Margarete, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Abraços.

Elayne

Fiz exame de sangue e deu 11,3 de cálcio no meu sangue devo me preocupar???

Cristiane.

Meu exame deu 24.70

Cuidados Pela Vida

Oi Cristiane, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e realizar as orientações adequadas. Abraços.

Francisca de Oliveira

Tenho 56 anos, tinha osteopenia e agora virou osteoporose, tomo cálcio desde os 40 anos, mesmo assim não evitou a osteoporose, a minha pergunta é, será que o citrato de cálcio é melhor que o carbonato de cálcio? Preciso de uma orientação, pois a maioria dos médicos não orienta.obrigado!

Cuidados Pela Vida

Oi Francisca, existem vários fármacos à base de cálcio para reposição do organismo e existem diferenças entre eles, seja nas vias de administração, proporção de cálcio por grama, velocidade e quantidade absorvida, sendo às vezes, com indicação terapêutica diferente. O médico após avaliar o paciente poderá indicar qual o produto adequado. Abraços.

Nanci

Olá, bom dia…Estou com esporão de calcaneo bilateral, é certo dizer que meu organismo está retendo calcio? se sim, qual o médico que devo procurar? E qual as recomendações para tratamento?(sobre o calcio) abraço

Cuidados Pela Vida

Oi Nanci, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta com o ortopedista. Melhoras.

Sueli

Estou tomando Osteoban e inellare à quase um ano, será que pode prejudicar o coração?

Cuidados Pela Vida

Oi Sueli, os pacientes cadastrados no medicamento Osteoban possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Osteoban. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.