A menopausa influencia na absorção de cálcio? Entenda como as mudanças hormonais afetam o corpo da mulher


  • +A
  • -A
Imagem do post A menopausa influencia na absorção de cálcio? Entenda como as mudanças hormonais afetam o corpo da mulher

O cálcio é um mineral essencial para o organismo, pois, junto à vitamina D, contribui para a prevenção e tratamento de doenças ósseas. Mas com a chegada da menopausa, as mulheres precisam ficar atentas, pois a alteração hormonal acaba afetando a absorção da substância pelos ossos, o que pode provocar a osteoporose. Saiba como resolver a situação com as dicas do ortopedista Marcos Britto.

Entenda por que o organismo da mulher não absorve cálcio na menopausa

Segundo o médico, durante a menopausa há uma grande redução na produção dos hormônios sexuais, que funcionam como reguladores de cálcio nos ossos. “Nesse período, a mulher começa a perder de 1% a 2% de massa óssea ao ano. Por isso, se uma paciente entra na menopausa aos 45 anos e não presta atenção aos cuidados devidos para sua perda de massa óssea, a chance dela estar com osteoporose aos 55 anos é muito alta”, afirma.

Como fazer com que o organismo feminino volte a absorver cálcio?

Como nesse período da menopausa as mulheres deixam de produzir os hormônios sexuais responsáveis por regular o cálcio, a primeira indicação de Marcos é que elas procurem um endocrinologista para realizar uma reposição hormonal. “Ela traz enormes benefícios à saúde músculo-esquelética, pois a presença dos hormônios femininos é um fator de proteção da massa óssea e auxilia nos tratamentos da osteopenia e também da osteoporose”, comenta.

No entanto, o médico afirma que apenas a reposição não resolve o problema, e é preciso se cuidar durante toda a vida. “Recomendo também a prática de, no mínimo, 300 minutos de atividade física por semana. Além disso, a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, e a exposição ao sol de, no mínimo, 10 minutos ao dia sem filtro solar, pois o cálcio só é metabolizado pelo organismo com a presença da vitamina D, obtida por meio da exposição solar”, recomenda.

​Já entrou na menopausa?

Se você é mulher e já entrou na menopausa, Britto sugere que você marque uma consulta com seu endócrino e ortopedista, pois, juntos, irão realizar os tratamentos adequados para prevenir e tratar doenças ósseas. “Como ortopedista, sugiro realizar o exame de densitometria óssea, que vai analisar o estado em que os ossos se encontram, para aí indicar os cuidados ideais para a paciente”, conclui.

Dr. Marcos Britto é médico ortopedista, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. CRM-RJ 52.53862-0. Para mais informações, consulte o site http://www.marcosbritto.com

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A menopausa influencia na absorção de cálcio? Entenda como as mudanças hormonais afetam o corpo da mulher"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.