Médico aponta a importância de conhecer a dose necessária de suplementação de cálcio a ser consumida de acordo com a sua alimentação


  • +A
  • -A
Imagem do post Médico aponta a importância de conhecer a dose necessária de suplementação de cálcio a ser consumida de acordo com a sua alimentação

O cálcio é fundamental para a constituição dos ossos e dentes, uma vez que essas regiões do corpo armazenam 99% do total do mineral presente no organismo. “Se houver deficiência dele na corrente sanguínea, o corpo mobiliza suas reservas, principalmente, dos ossos, para equilibrar”, afirma o ortopedista Marcos Britto. Por isso, se há falta do mineral, seus ossos e dentes estarão mais fracos e sujeitos a doenças, como a osteoporose, por exemplo. Confira as dicas do médico e saiba qual é a recomendação ideal do consumo de cálcio de acordo com a sua alimentação.

Como o cálcio é absorvido pelo organismo?
Se você acha que basta tomar um copo de leite que o cálcio logo estará em seu organismo, está muito enganado. “Ele é absorvido pelo intestino e só é metabolizado quando a vitamina D está presente, pois é ela que faz essa mediação”, explica, destacando a importância do hormônio para o corpo. “Sem ela, não há absorção do cálcio, mesmo em forma de suplemento”, comenta.

Para produzir vitamina D, Marcos indica a exposição ao sol diariamente, de 15 a 20 minutos, antes das 10h e depois das 16h, sem filtro solar. “Ela é produzida nas camadas mais profundas da pele, mas somente se o indivíduo estiver exposto aos raios ultravioleta, que são, comumente, bloqueados por protetores solares”, explica.

Saiba a dose necessária de suplementação de cálcio de acordo com a sua alimentação
Você já está com a vitamina D em dia e agora quer saber qual a quantidade ideal de cálcio a ser consumida de acordo com o seu estilo alimentar? Dr. Marcos ensina com uma tabela bem simples:

– Gestantes e lactantes/jovens até os 18 anos – 1.300mg (equivalente a 5 copos de leite de 200ml)

– Dos 19 aos 50 anos – 1.000mg (4 copos de leite de 200ml)

– Dos 52 aos 70 anos ou mais – a partir de 1.200mg ou mais (a partir de 4,5 copos de leite de 200ml)

Pessoas intolerantes à lactose ou que não tomam leite e derivados, o que fazer?
Em casos de pessoas que não podem consumir a lactose, proteína presente no leite e em seus derivados – principais fontes de cálcio -, o médico dá duas opções. “A primeira seria a de consumir outros alimentos ricos no mineral, como brócolis e gergelim, mas, nesses casos, seria necessário ingerir altos níveis para conseguir alcançar as miligramas ideais para o dia”, comenta, explicando a segunda – e ideal –  opção: “Consumir um suplemento medicamentoso de cálcio é ideal para esses casos e nos mostra que o paciente não tem o costume de tomar leite e derivados”, ensina.  

Dr. Marcos Britto é médico ortopedista, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT; membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. CRM-RJ 52.53862-0. http://www.marcosbritto.com

TAGS
alimentacao
calcio
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Médico aponta a importância de conhecer a dose necessária de suplementação de cálcio a ser consumida de acordo com a sua alimentação"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.