Por que idosos costumam apresentar níveis menores de vitamina D?


  • +A
  • -A

Os níveis mais baixos de vitamina D em idosos podem ser explicados, primeiramente, pela exposição solar insuficiente. É bastante comum que pessoas na terceira idade tenhma contato reduzido com os raios solares, visto que, nesta fase, já não saem tanto de casa, devido às dificuldades que o envelhecimento traz ao corpo.

Além disso, nessa fase da vida o metabolismo é mais lento, o que torna a produção de vitamina D pelo corpo menor. “Por questões metabólicas, os idosos produzem cerca de 25% da quantidade de vitamina D que jovens de 20 anos normalmente produzem”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.

Riscos da deficiência de vitamina D em idosos


Essa baixa de vitamina D nos idosos é preocupante pois pode provocar diversos problemas de saúde. A parte óssea ganha destaque nesse sentido, pois a carência dessa vitamina é um dos fatores que causam a osteoporose, doença que carrega o risco de fraturas. “
A vitamina D está relacionada com a absorção do cálcio, o que interfere na saúde dos ossos. É preciso, portanto, ficar atento à osteopenia e à osteoporose”, afirma Adriana.

A deficiência de vitamina D também está relacionada a outros problemas, como obesidade e diabetes. Por tudo isso, é essencial que pessoas idosas tenham suporte familiar e médico para estarem constantemente monitorando todos os aspectos, no sentido de impedir a ocorrência de doenças, ainda mais as que podem ser evitadas com medidas simples, como a exposição solar ou a suplementação do nutriente.

Suplementação de vitamina D pode ser solução para idosos


De acordo com a especialista,
a suplementação de vitamina D pode ser uma solução interessante para os idosos. “É preciso que os pacientes conversem com seus médicos para definir a quantidade necessária de suplementação medicamentosa da vitamina D. Além disso, a alimentação poderá fornecer vitamina D, com o consumo de leite e derivados (queijos, iogurtes); cogumelos em geral; e peixes como sardinha, salmão, entre outros”, completa.

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que idosos costumam apresentar níveis menores de vitamina D?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.