Entenda a importância do consumo adequado de cálcio na infância


  • +A
  • -A
Imagem do post Entenda a importância do consumo adequado de cálcio na infância

A saúde do corpo depende do consumo de cálcio da infância até a fase adulta. Segundo a nutricionista Giovana Morbi, o mineral merece destaque quando o assunto é nutrição: “Trata-se do mineral em maior quantidade no corpo humano e que participa não apenas da mineralização de ossos e dentes, mas também da regulação do metabolismo em diversos tecidos do corpo humano.”

A importância do cálcio desde cedo

Ossos e dentes fortes e bem protegidos são resultado da ingestão de cálcio desde a infância. O mineral, junto com a vitamina D, são fundamentais na prevenção contra a osteoporose e fraturas nos ossos. Apesar da quantidade adequada variar de criança para criança, Giovana afirma que “em média, a recomendação é de pelo menos três porções de produtos lácteos ao dia para garantir a absorção do nutriente”.

O cálcio ainda atua em no controle do peso. De acordo com a nutricionista, estudos atuais relacionam a ingestão adequada de cálcio na infância a uma menor chance de sobrepeso na fase adulta, tornando-se um dos fatores que poderiam prevenir a obesidade.

Além da osteoporose na fase adulta e na velhice, a deficiência de cálcio pode trazer problemas na infância e na adolescência, época em que o corpo ainda está se desenvolvendo. Raquitismo, insônia, câimbras, queda de cabelo, dentes que quebram facilmente e diminuição na velocidade de crescimento são alguns deles.

Onde encontrar o cálcio

“O nutriente é perdido em boas quantidades diariamente. Então, é importante recompensar essa perda por meio da alimentação”, explica Giovana. Como fontes de cálcio, a nutricionista cita o leite e seus derivados em destaque pela grande quantidade do mineral em pequenas porções.

Mas ele também é encontrado em peixes, como a sardinha, no gergelim e em vegetais de folhas verde-escuras, como brócolis e espinafre. Em alguns casos, é necessária a utilização de produtos enriquecidos com cálcio para garantir a quantidade necessária para o corpo.

Dra. Giovana Morbi é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076

TAGS
alimentacao
calcio
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a importância do consumo adequado de cálcio na infância"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.