Entenda a diferença entre osteoporose e osteopenia


  • +A
  • -A

O osso, além de sua principal função de promover a sustentação do nosso corpo, é uma fonte de cálcio extremamente necessária para a realização de muitas funções orgânicas como os batimentos cardíacos e força muscular, por exemplo.

Cada osso de nosso corpo é uma estrutura viva, que é renovada constantemente durante toda a vida para manter-se saudável, mas em situações de alterações ósseas, esta renovação pode ser comprometida.

A osteoporose

Para quem não sabe, a osteoporose é uma doença que afeta os ossos, causando a diminuição da massa óssea, tornando-os cada vez mais frágeis, ocos, finos e extremamente sensíveis, aumentando muito o risco de fraturas.

A osteopenia

Outra alteração que também ocorre nos ossos é a osteopenia. Caracterizada por diminuição da massa óssea, nem sempre é classificada como doença, pois há pessoas que naturalmente apresentam a densidade óssea reduzida.

 Qual a diferença entre estas duas alterações ósseas?

Basicamente a diferença entre elas é que a osteoporose é uma doença onde ocorre perda de osso e risco de fratura, e a osteopenia indica apenas a redução da massa óssea, que quando não tratada, pode se agravar, levando a osteoporose. Geralmente, a osteopenia antecede a osteoporose.

Para cuidar da saúde dos ossos, é fundamental manter o acompanhamento médico regular, assim é possível diagnosticar possíveis alterações desde seu início, permitindo um tratamento adequado e mais qualidade de vida.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a diferença entre osteoporose e osteopenia"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.