Quais são as principais causas da deficiência de vitamina D?


  • +A
  • -A

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para a saúde do corpo. Atua, por exemplo, no processo de absorção do cálcio, tornando a estrutura óssea e dentária mais forte e resistente a fraturas. A fraqueza muscular e o cansaço excessivo são alguns dos sintomas da falta da vitamina D, cujas causas devem ser investigadas e tratadas rapidamente.

Deficiência de vitamina D pode ser causada pela falta de sol


Segundo a nutricionista Carla Cotta, o fator que mais impacta a quantidade da substância no corpo é
não tomar banhos de sol: “Falta de exposição ao sol de maneira frequente e no horário mais indicado de radiação solar é a principal causa de deficiência de vitamina D”. O nutriente começa a ser produzido pelo corpo quando a luz solar toca a pele e desencadeia uma série de reações.

Para resolver as baixas quantidades de vitamina D no corpo, a solução mais eficiente seria se expor à luz solar de forma adequada, para reduzir os riscos de desenvolver câncer de pele, ou a suplementação de vitamina D.

Alimentação fornece pequenas quantidades de vitamina D


A vitamina D também pode ser adquirida por meio da alimentação, mesmo que em menores quantidades. “A vitamina D é encontrada em alguns peixes gordos, como anchova, atum, salmão e sardinhas”, cita Carla. Manteiga, queijo, carne bovina, cogumelos e vegetais verde-escuros, como couve, brócolis e espinafre também são fontes.

A falta de vitamina D no organismo pode gerar problemas graves, como diz a profissional: “Cansaço, ineficiência do metabolismo de aproveitamento do cálcio, risco de osteoporose e outras doenças ósseas, mau funcionamento da tireoide e outras possíveis consequências, como depressão e queda de cabelo”. Nas crianças, a deficiência do nutriente pode provocar também raquitismo.

Uma opção interessante para quem tem restrição à exposição solar ou tem dificuldade de atingir a quantidade de vitamina D, é procurar um médico para que uma suplementação seja indicada.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Carla Cotta

Carla Cotta

Nutrição

CRM: CRN-4 02100097 / RJ

TAGS
ossos
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Quais são as principais causas da deficiência de vitamina D?"

Lucineide

Olá boa noite .comecei com muita fraqueza e cansaço não sabia o porq achava que era efeito da barra bariatrica que fiz já tem quatro anos e sete meses fiz o exames de rotina e constatou a falta de vitamina D mas não sou uma pessoa que tem o costume de ficar ao sol gosto muito do sol mas sempre fiquei na sombra kkk mas agora aprendi que preciso muito do sol agora estou me recuperando muito bem .

Cleuza G.

Obrigada por compartilhar essa matéria sobre a deficiência de vitamina D, muito importante !

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleuza, ficamos felizes que a matéria tenha te auxiliado de alguma forma. Abraços.

maria madalena

tomo muito sol mas a cumida precaria nao sinto muita fome mais

Darci Gomes Arce

Amei, essa explicação sobre a vitamina D, muito obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Darci, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Abraços.

Eliene

Descobri que tenho falta de vitamina D, sentia muito cansaço físico, depois que comecei o tratamento melhorei muito. Otima matéria.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliene, ficamos felizes que você tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Marise salles pessanha c salles

Ótimo tenho muita dor do joelho até o pé e estou obesa e nunca tive o aumento da glicose Gostei das informações muito útil.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marise, não é bom ficar sentindo dor, o melhor é marcar uma consulta com o médico para que ele possa te orientar da melhor maneira possível. Abraços.

Maria Angela Santos Maia

Estou diabética e sou dependente de insulina, tenho esteatose hepatica, ou seja, estou com cirrose Nash, mas descobri através de exame de sangue wie estou com carência de vitamina D, se eu tomar a vitamina vão me afetar o fígado?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Angela, é fundamental procurar orientação médica sempre que quiser iniciar a suplementação de qualquer nutriente. Abraços.

Rejane Feitosa

Artigo muito bom não sabia que a falta de um sol provocasse tantos danos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rejane, ficamos felizes que você tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Denise Trindade Ferreira

Olá bom dia achei a matéria muito importante pois tenho vitiligo,os médicos me aconselharam a comer mais cenouras vou me informar sobre a possibilidade de fazer uso tbm da vitamina D

Lilian Maraia Marques

Obrigada por nós passar o quanto os raios solares nos fazem bem sem exageiros, estou com falta de vitamina D3 e sinto choques pelo corpo será somente por falta do sol?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lilian, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida. Segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/sintomas-deficiencia-vitamina-d
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Célia Cristina De

Tenho deficiência constante de vitamina D o que eu ñ entendo é que mesmo fazendo suplementação da vitamina D o resultado de laboratório da sempre baixo. eu não aguento mais tanta fraqueza, desânimo, e muitas dores pelo o corpo, sem falar que sofro de hipotireoidismo. Já usei Sandy 700000, Addera e outros tipos de suplementos, tudo c acompanhamento médico. Nutri, endócrino, e clínica geral e detalhe: estou c 49 anos e já entrando na menopausa 😔😞

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Célia. É importante continuar seguindo o tratamento indicado, para amenizar esses sintomas e trazer melhor qualidade de vida para você. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Daniella Santanna

Ótima matéria.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Daniella. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Abraços.

Vânia Sanches

Tenho psoríase. Há 2 anos faço o protocolo Coimbra , 60 mil ui por dia. Estou sem feridas ou coceira. Bendita vitamina D.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vânia. Ficamos felizes por sua melhora e desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.