Por que o cálcio e a vitamina D são importantes para o tratamento da osteoporose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o cálcio e a vitamina D são importantes para o tratamento da osteoporose?

Os ossos são responsáveis por manter a sustentação do corpo e para isso precisam estar fortes e saudáveis. Sua renovação é constante, mas em algumas situações, tanto pelo envelhecimento ou pela ação de doenças, eles se tornam fracos, o que aumenta o risco de fraturas.

O processo natural de destruição e reconstrução dos ossos acontece simultaneamente em diversas partes do esqueleto, fazendo com que enquanto uma área do osso está sendo reabsorvida outra está sendo reconstruída, e justamente por isso, os ossos estão sempre mudando, sendo renovados e se fortalecendo a fim de manter a massa óssea estável.

Para que a renovação dos tecidos ósseos seja realiza corretamente, dois fatores são fundamentais, os níveis de cálcio e vitamina D.

O cálcio atua diretamente na formação e manutenção do osso fornecendo a resistência mecânica necessária para que se mantenha forte o suficiente para dar sustentação ao corpo e para suportar a movimentação necessária.

Este mineral pode ser encontrado em alimentos como o leite e derivados (queijos, iogurte, etc. ), peixes (ex: sardinha, etc.), tofu, feijão, brócolis, espinafre, gergelim, soja, linhaça, entre outros.

Não é à toa que passear ao ar livre em dias ensolarados sempre foi recomendado como um cuidado de saúde. A radiação que o sol emite é uma das principais fontes de vitamina D, outro fator essencial para a prevenção da osteoporose.

Uma das principais funções desta vitamina no organismo é o aumento da absorção de cálcio, por isso, mantê-la nos níveis adequados é fundamental. Para estimular a produção de vitamina D recomenda-se expor-se ao sol de 15 a 20 minutos por dia, até às 10h e após as 15h, e consumir alimentos como ostras, sardinha, óleo de fígado de bacalhau, atum e ovos.

A recomendação diária de cálcio varia de acordo com a idade e fatores individuais, por isso, um nutricionista é o melhor profissional para orientar a quantidade ideal para cada pessoa, e mesmo precisando absorver um pouco da radiação solar, deve-se utilizar filtro solar diariamente.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o cálcio e a vitamina D são importantes para o tratamento da osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.