Artrite nos dedos: saiba como cuidar das mãos para evitar o enrijecimento das articulações


  • +A
  • -A

Quando se fala em artrite é comum pensar naquelas dores no joelho e quadril que costumam atingir muita gente, mas essa doença também pode se manifestar inicialmente nas mãos. O resultado é um forte desconforto e, às vezes, até perda da mobilidade – problemas que se resolvem achando o tratamento certo para cada caso. O ortopedista Mateus Saito aponta as causas do problema, os sintomas para ficar de olho e os cuidados a serem tomados.

O que é essa artrite nas mãos?

A cartilagem é um tecido que fica entre os nossos ossos para que eles não entrem em atrito direto e, quando ela inflama, instala-se a tão famosa artrite. “Os sintomas podem ser dor, aumento do volume das articulações (inchaço) e algo que é chamado de rigidez matinal – quando a mão acorda dura e demora a se movimentar de maneira normal”, explica Saito, mostrando no que é preciso ficar de olho.

As causas mais comuns para a artrite nas mãos

Segundo o ortopedista, existem vários motivos para a artrite acontecer. “No caso da artrite nas mãos, as causas podem ser alguma predisposição genética, um trauma ou alguma sobrecarga no uso – algo que acontece muito com dentistas e calígrafos, por exemplo”, diz o médico. Outro fator que pode causar a artrite nas mãos são as chamadas doenças autoimune, como artrite reumatoide e lúpus.

Os tratamentos mais indicados para a doença

Assim como as causas podem ser muitas, os tratamentos também mudam de caso para caso. Apesar da maioria dos pacientes precisarem de analgésicos para o controle da dor, confira as indicações de Saito para cada tipo de artrite nos dedos:

Artrite nos dedos por causas mecânicas: “A pessoa vai precisar fazer a correção com exercícios, que até podem ser feitos com fisioterapeutas, mas que no caso das mãos costumam ser feitos com um terapeuta ocupacional. Também pode ser necessário o uso de órteses, aqueles aparelhos com velcro que são moldados na mão da pessoa”.

Artrite nos dedos por doenças autoimunes: “Nesse caso pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios, corticoides e até dos chamados medicamentos biológicos, uma novidade bem eficiente nesses casos”.

Artrite nos dedos por predisposição genética: “Será necessário um pouco de cada tratamento – reeducação dos movimentos, uso de aparelhos e ingestão de medicamentos mais leves”.

Apenas alguns casos precisam passar pela cirurgia

Segundo o ortopedista, nem todo mundo que tem artrite nos dedos pode ou precisa passar por uma cirurgia. “Indicamos apenas quando existe uma dor ou deformidade que não responde ao tratamento com exercícios e medicamentos”, explica o médico, que ainda diz que é preciso que essa inflamação persista por 6 meses antes que haja a liberação de uma cirurgia. Quando isso acontece, o mais comum é que o paciente receba a indicação para fazer uma artroplastia, seja ela na base do polegar ou metacarpo-falangeana. Outra opção são as fusões nas pontas dos dedos, feitas apenas em alguns casos específicos.

Saito revela que depois de um bom tratamento, seja ele com exercícios, medicamentos ou cirurgia, o paciente pode ficar com uma mão que tem condições de funcionar bem, sem dor e sem deformidade.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dr. Mateus Saito

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 97445 / SP

TAGS
artrite
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

54 comentários para "Artrite nos dedos: saiba como cuidar das mãos para evitar o enrijecimento das articulações"

Violeta

Estou ficando com deformidade na articulacao da primeira falange dos dedos. Doi muito. Tenho 55 anos e sou advogada. Preciso de orientação médica urgente. Procurei um ortopedista e ele me disse que não tem cura. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vileta, é muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou cirurgia. Você pode procurar uma segunda opinião de outro especialista, mas geralmente os médicos têm razão na indicação do tratamento. Abraços.

Kátia Ecilene

Tenho ostio artrite e meus dedos Diem muito e ficam rígidos pela manhã, e estão cheios de calcificoēs começando a ficar deformados principalmente o indicador da mão direita tem alguma cirurgia que posso fazer ou alguma coisa para não piorar, sem contar que esteticamente é horrível.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Kátia, o tratamento deve ser prescrito após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras.

Gislaine

Minha mãe tem 62 anos há 18 anos tem artrite reumatóide os dedo dela em fim…a mão está toda deformada agora está endurecendo.mas nenhum médico fala em cirurgia,só fala q n tem jeito.qual seria o procedimento p cirurgia? Faz pelo SUS será q alguém poderia me orientar,Desde já agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gislaine, como afirma o ortopedista Dr. Mateus Saito, nem todo mundo que tem artrite nos dedos pode ou precisa passar por uma cirurgia. Os tratamentos mudam de caso para caso. Procure um serviço de saúde próximo de sua região para que eles possam encaminhar sua mãe para o tratamento com um especialista, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não da cirurgia. Melhoras para ela.

Gilia Matos dos Santos

Estou com muita dor nis punhos, fui diagnósticada com artrite reumatóide, o dedo polegar está com gatilho, não consigo abrir a porta é preciso fazer cirurgia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilia, ao realizar o acompanhamento periódico com o médico que a diagnosticou, ele poderá verificar qual o tratamento indicado para o seu caso. Abraços.

ana carolina

bom dia,minha mae sempre sentia dores no dedo da mao ,mas nunca procurou medico,pq dizia que nao tinha tempo pra isso….agora eu tambem sinto essas dores,,e horrivel

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Carolina, é importante procurar auxílio médico, assim ele poderá indicar uma forma de tratar os sintomas. Melhoras.

Marta

Tenho 49 anos tenho dores nasArticulação, dedos da mãos e joelhos, meus dedos de manhã ficam rígidos e muita dor.Oque pode ser, artrite ou artrosePor favor me oriente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Meu nome é Edicilson

Meu dedo esquerdo está doendo e fica dormente o dia inteiro… será que é artrite’ ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edicilson, não temos como diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Rute

Bom dia, me none é Rute Souza, tenho 36 anoFaço de rudo em casa e trabalhava como manicure a muito tempo, mas à 07 meses eu parei. Agora wu acordo com minhas mãos endurecidas com dificuldades para abrir e os meus dedos doloridos, meus joelhos duros e muito dolorido também. Sempre que eu subo uma escada meus joelhos dá estralos como se estivesse travando é horrivel.Estou muito prepculpadae não tenho como ir ao médico. Como devo fazer? O que voçê acha?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rute, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Orientamos você a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Renan

Bom dia! Além de todos os dedos da minha mão ser rígidos e sem flexibilidade desde o meu nascimento. Eu tenho problemas de coluna e bico de papagaio. Com apenas 21 anos. Pode ser alguma patologia nos discos intervertebrais, nas articulações ou reumatismo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Renan, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Natalia

Oi tenho 33 anos e fui diagnosticada com artrite reumatoide e hiperparotidismo. Gostaria de saber se essas duas doenças estão relacionadas? O que fazer para evitar as deformidades ? Desde já obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Natalia, de acordo com o ortopedista Eduardo Vieira, a artrite reumatoide é uma doença sistêmica e que leva à inflamação crônica da membrana sinovial, que reveste as articulações. O hipertireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide é hiperativa e produz excesso de hormônios tireoidianos. Siga corretamente o tratamento e recomendações prescritas pelo seu médico. Abraços.

Almira

Sou portadora de artrite reumatóide, há mais de 16 anos, estou fazendo tratamento com Embrel 50 ml, uma vez por semana. Hoje minha maior preocupação são meus dedos das mãos, estão tortos e com dores, sinto muita vergonha de mostrar minhas mãos para alguém e parece mãos de uma pessoa de 80 anos é só tenho 55 anos, o que faço para melhorar, procuro um cirurgião?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Almira, o tratamento deve ser prescrito após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras.

adilson

Nunca fui ao medico ortopédico mais de algum dias estou percebendo que meu dedo vem se encolhendo e não consigo estirar,as vezes doe também o que deve ser.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adilson, a análise de um médico especialista conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Marque uma consulta. Abraços.

Inês Dantas Ferreira

Tenho 19 anos, estou grávida de oito meses, e há um mês passei a acordar com dor nas cartilagens dos dedos das mãos. Durante o dia melhora, mas não some a dor.Pode se tratar de artrite?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Inês, imagino que essa dor deve incomodar bastante, para um adequado diagnostico orientamos que procure seu médico.Melhoras.

luia marotta jr

amigos, a artrite é doença autoimune precisa de calor para atenuar sua inflamação, mas quando há artrose junto é umidade e nutrição sinovial inadequada, portanto uma ao movimentar doí e precisa de frio e outra ao movimentar melhora e precisa de calor, sendo assim nunca use os 2 nem frio e nem calor para essa patologia ambivalente. Esqueça UCII condroitina e outros e pense na lógica, se movimenta melhora, então precisa de calor. Vá a um acupunturista que ele irá tonificar fígado e baço e usará moxa no ponto local se for preciso faça 5 sessões e veja o resultado

Lourdes

Por viver com o celular nas mãos meus dedos ficam todos endurecidos. Tenho 59 anos.

Rosemary

Tenho 48 anos a há cinco anos diagnosticada com artrite reumatoide, estou preocupada meu pescoço e meus tornozelos e o dedo mindinho, estão enrijecendo e doendo o que posso fazer para aliviar as dores.

Socorro

Assim como a Rosemary, também tenho 4.8 e estou com o mesmo problema.

Irani

Estou com a cabeça do dedo indicador dolorido e doi muito a pontinha do dedo.tem algum exercício que eu posso fazer pra melhorar?

Gessica

Me chamo Gessica …Tenho 21 anos e não sei o q exatamente eu tenho …Já faz uns meses que meu dedo da mãos está endurencendo …Todas as manhãs quando acordo, ele fica duro com dores e inchado…No passar só dia eu movimento ele, ele melhora um pouco mais já não é o mesmo de antes. O que devo fazer ?O q será?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gessica, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Angeline

Tenho 30 anos e sinto dores nas pontas dos dedos das mãos e pés. ..Tem dias que ao se levantar quase não consigo pisar no chão sinto como se tivesse inchado é uma dor horrível é possível estar com artrose? ??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Angeline, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Valeria Farcioli

Eu sindto dores nos dedos da mão tem pouco tempo mas vem me encomodando gostei da matéria e tenho sintomoas como as pessoas que conversou com você.gostei.

Ronan

Estou tendo rigidez matinal nos dedos da mão esquerda. Está doendo e ficando a articulação seca principalmente no dedo anelar. O que fazer? Algum suplemento ou medicação? Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ronan, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Mara

Meu marido, tem mais ou menos uns 6 meses, não está conseguindo estirar os dedos da mão, os dedos estão rígidos, encolhidos, ja fez ressonância e não deu nada, está fazendo fisio, mas também não está vendo melhora, que outro médico ele poderia passar? Já passou pelo ortopedista e neuro 😔

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mara, oriente-o a realizar uma consulta com o reumatologista. Melhoras para ele.

Marcos

Olá tenho sentido muitas dores na mão esquerda .já foi feito 5 cirurgias 1 transposição de nervo 2 correção da transposição 3 foram feitos dois bloqueios na Palma da mão. 4 amputação de dedo mindinho por ter atrofiado .Mas sendo que a atrofia foram no mindidinho e no anelar mas o médico nao quis amputar os dois ao mesmo tempo talvez por ter sido particular e ele queria ganhar duas vezes.e agora estou num dilema em esperar pelo sus..mas o Fato é que sinto dores invernais constantes nos dedos no pulso e no cotovelo onde foi feito a transposição. E dores maiores são na Palma da mão onde foi feito os bloqueios. Os médicos disseram ser consequência de mal de hanse .O problema é que enquanto aguardo já não sei mais que remédio tomar para dores ..pois tomo e só alivia enquanto dura o efeito .depois fica insuportável..

Beth

Preciso saber desse tratamento

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Beth, o tratamento é individualizado; após uma consulta com o médico especialista ele poderá prescrever o tratamento ideal para você. Abraços.

lucia Almeida

Olá pessoal é complicado diagnosticá-los apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços. prontinho gente ja respondi a todos…..É SO O PODEM DIZER???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucia. O Conselho Federal de Medicina, em sua resolução 1974/2011, vedou ao médico consultas por telefone e internet, pois a consulta física é insubstituível. A ressalva para orientação por telefone ou e-mail é feita para os casos em que o médico já conheça o paciente e esse tenha dúvidas em relação ao tratamento prescrito. Por esse motivo sempre recomendamos a visita ao médico para esclarecimentos e casos individuais. O intuito do site é que as pessoas tenham acesso a informações de saúde, que participem de seu tratamento ativamente e que compartilhem suas experiências, se assim desejarem. E assim, seguindo a limitação regulatória, preservamos as nossas melhores intenções e estimamos sempre a melhora. Permanecemos à disposição. Abraços

Dirce Bueno Bianchini

Eu tenho artrite reumatóide trato com reumatologista a dez anos. Tomo enbrel uma por semana……estacionou só ainda tenho dor tomo corticóide quando a dor me encomoda……mais faço todo o meu serviço da casa… Vou ao médico cada seis meses……. Todo dia eu tenho dor já me acostumei tenho limite o que posso fazer e o que não posso tenho 67 anos obrigada boa noite

Clotilde Bernieri

Tenho artrite reumatóide nos dedos da mão faço tratamento com reumatologista uso netrexato 2,5 mg uma vez por semana e tomei por tbm corticoide agora só uso o netrexato e me sinto melhor não curada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Clotilde, é de extrema importância seguir à risca as prescrições médicas para que os efeitos positivos sejam notados conforme o tempo. Desejamos boa sorte no seu tratamento. Abraços!

Ana Paula Gomes de Souza

Muito útil,o texto para explicar as doenças e causas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Paula, obrigado por sua interação. Abraços.

Edilaine

não sabemos o que minha mãe tem,mas parece uma doença reumática estamos esperando exames ainda ela senti dor na nuca não consegui virar o corpo e senti muita dor nos dedo q estão enrolando isso a 20 dias cada vez pior e tem umas elevações no punho oq poderia ser? e como cuidar para não piorar enquanto não sabemos? estamos fzendo tudo pelo sus minha preocupação é passar de hora!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edilaine, um exame presencial é extremamente importante quando se trata de dores, converse com o ortopedista, após diagnóstico poderá ser prescrito o tratamento mais adequado. Abraços.

Helena

Tenho os dedos engrossando e entortando.Na extensão do dedo “seu vizinho” para a palma da mão tenho Du Pouitran (esqueci como se escreve)

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helena, já visitou seu médico ortopedista? E de extrema importância a avaliação médica. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.