Como lavar o nariz ajuda a diminuir as infecções respiratórias?


  • +A
  • -A

O acúmulo de secreções e resíduos no nariz e nos seios da face facilita o desenvolvimento de infecções, processos alérgicos e inflamatórios, como crises de gripe, resfriado, rinite e sinusite. É por isso que os médicos recomendam a realização da lavagem nasal, uma atitude que funciona como forma de prevenção a estas doenças que afetam o sistema respiratório.

Higiene nasal retira microrganismos que causam infecções


“O hábito de fazer a higiene nasal não tem contraindicações e é
recomendado para todas as idades. O processo hidrata a mucosa nasal e remove esses potenciais agentes agressores, prevenindo as complicações”, explica a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli. A limpeza deve ser realizada com soro fisiológico em temperatura ambiente, já que o produto pode causar desconforto se estiver muito frio.

De acordo com a médica, a higiene nasal é feita com o soro injetado nas narinas com o auxílio de uma seringa. “Existem também outras apresentações e dispositivos com o mesmo objetivo, como sprays e jatos contínuos. Todos costumam ser bastante eficazes e a escolha fica a critério do paciente. Se optar pela seringa, é importante higienizá-la depois do uso e trocá-la semanalmente”, aconselha a especialista.

Lavagem nasal deve ser feita na posição sentada


Na hora da limpeza, a cabeça deve permanecer inclinada para frente e a respiração deve ser trancada. Para a higiene em crianças, o ideal é que elas permaneçam sentadas durante todo o processo. O soro fisiológico nem sempre sairá pela outra narina mas, segundo Luísi, isso não é um problema porque o produto pode ser engolido.

Para que a higiene nasal se torna uma ferramenta útil na prevenção de infecções, a recomendação é que a população em geral realize-a três vezes ao dia. “Em quadros agudos, de obstrução nasal e secreção abundante, essa frequência pode ser aumentada”, diz a profissional. Além disso, é importante limpar o nariz com cuidado para não provocar lesões e sangramentos, principalmente nas crianças.

Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como lavar o nariz ajuda a diminuir as infecções respiratórias?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.