Qual a importância de manter uma dieta saudável e atividades físicas supervisionadas durante a gestação?


  • +A
  • -A

A gestação é um período da vida que exige cuidados redobrados com a saúde e, por isso, a alimentação deve ser controlada e equilibrada. A prática de atividades físicas, quando supervisionada, também é muito importante para o bom funcionamento do organismo da grávida e traz uma série benefícios para ela e para o bebê.

Benefícios da alimentação saudável e atividades físicas na gestação


“Manter uma alimentação saudável e praticar atividade física durante a gestação ajuda a mulher a se sentir mais disposta, dentro de um peso saudável, previne o surgimento
doenças, como hipertensão e diabetes gestacional, e ainda prepara o corpo para um parto saudável. Os exercícios só devem ser suspensos em casos específicos, como descolamento de placenta, por exemplo”, informa a nutricionista Diana Von Borell.  

Em relação ao bebê, a adoção desses hábitos de vida ajudam a proporcionar uma nutrição adequada, crescimento e ganho de peso saudáveis e evita que a criança já vá criando vícios em sódio e açúcar. “Isto é algo muito recorrente, pois a alimentação na vida uterina tem impacto na saúde e até mesmo nos gostos e hábitos do bebê posteriormente”, completa Diana.

Dieta e exercícios recomendados para gestantes


A alimentação ideal para as grávidas é aquela que pensa na saúde da mãe e do bebê. Ela deve ser equilibrada em todos o macronutrientes (carboidrato, gordura e proteína), pobre em carboidrato simples (açúcares em geral, farinhas refinadas, bolos e massas com receitas tradicionais) e rica em micronutrientes (verduras, legumes, frutas).

O consumo de ômega 3, mais especificamente do DHA (que é um ácido graxo pertencente à família do ômega 3), é fundamental na dieta das gestantes, pois o nutriente garante benefícios importantes para a saúde do feto. Ele ajuda no desenvolvimento e na formação do cérebro e olhos do bebê e reduz o risco de parto prematuro, por exemplo. É muito encontrado em peixes (salmão, sardinha, atum) e pode ser suplementado, caso seja necessário.

O plano de exercícios para gestantes deve ser pensado com bastante cautela, levando em conta as condições físicas de cada mulher. As que não se exercitavam antes, por exemplo, devem preferir atividades menos intensas, como hidroginástica, alongamentos, caminhadas e corridas leves. “É interessante começar a se exercitar antes da gestação, pois assim o corpo é preparado e fica mais resistente para as alterações que surgem com o desenvolvimento do feto. Abdominais podem ajudar nesse sentido”, conclui a nutricionista.

Diana Von Borell é nutricionista formada pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo – Vitória (Unisales). CRN: 12100443 – Instagram

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
gravidez
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual a importância de manter uma dieta saudável e atividades físicas supervisionadas durante a gestação?"

Helena

Oi, eu tô atrasada faz 20 dias era pra ter vindo dia 7/06 um ciclo de 30, minha última foi dia 7/05, fiz 3 exames de urina é dois betas, todos deram negativos, tenho sentido cólica, enjôo, vômito, fome, leves tontura, febre, dor de cabeça, e muito cansaço, sono. Existe alguma possibilidade de eu ainda estar grávida ? (Só lembrando que eu não sou tentante)

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helena, o ideal nesse caso é marcar uma consulta com o ginecologista para uma avaliação. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.