Quais são os benefícios da vitamina D para as gestantes?


  • +A
  • -A

A vitamina D é uma substância produzida pelo corpo humano graças ao contato com a luz solar e que age na construção e na manutenção da estrutura óssea e dentária, ajudando a mantê-los fortes por toda a vida. Para as gestantes, as funções exercidas pela vitamina D têm ainda mais importância, já que o nutriente ajuda a dar saúde ao feto enquanto mantém a mulher protegida.

 

Vitamina D protege gestantes de doenças cardiovasculares

 


“A vitamina D é fundamental para o desenvolvimento e o
crescimento do feto na vida uterina. Baixos níveis de vitamina D em gestantes estão correlacionados à baixa massa óssea do recém-nascido (até os nove anos de vida) e risco aumentado de osteoporose na vida adulta ou mais tarde”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

Como a vitamina D também contribui para o funcionamento adequado do sistema imunológico, sua falta durante a gestação deixa a mulher exposta a infecções e outros problemas de saúde. Neste momento da vida tão especial e delicado, o nutriente também ajuda a manter o sistema cardiovascular protegido e diminui o risco de ter diabetes.

 

Suplementação de vitamina D na gravidez pode ser recomendada

 


Durante a gravidez, a mulher pode experimentar insuficiência de vitamina D devido à baixa exposição ao sol. “Neste caso, a
suplementação é de suma importância. O ideal é que tanto no período que antecede a gravidez como durante a gestação, a mulher não experimente nenhum tipo de deficiência nutricional”, recomenda a profissional.

Não existindo a possibilidade de exposição frequente e adequada ao sol, a suplementação pode ser indicada por um especialista, uma vez que as fontes alimentares não são capazes de suprir a falta do sol. “Alimentos como fígado de boi, sardinha, atum, leite, ovos e manteiga podem complementar a oferta diária de vitamina D, mas sem sol ou sem suplementação, não serão suficientes”, completa Carla.

 

Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
gravidez
nutricao
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os benefícios da vitamina D para as gestantes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.