Com a chegada do verão, quais medidas podem ajudar na prevenção das varizes?

  • +A
  • -A

As varizes consistem em problemas de circulação. Isso significa que o sangue flui com dificuldade, chega aos membros inferiores e sofre para subir no sentido do coração, ainda mais pela ação da gravidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a doença se caracteriza como uma alteração da circulação venosa do organismo. Com o calor típico do verão, esse quadro tende a piorar.   

Efeito do calor do verão em um quadro de varizes


“As varizes são impactadas significativamente pela temperatura ambiente. O calor causa a dilatação dos vasos, o que resulta em prejuízo na circulação. Com o sangue circulando mais lentamente, os pacientes podem apresentar sintomas incômodos, como peso, cansaço, sensação de queimação e inchaço nos membros inferiores”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima. 

Segundo o especialista, esse efeito prolongado sobre a circulação pode acarretar em micro-lesões nas paredes das veias, propiciando o desenvolvimento ou agravamento das varizes. Sendo assim, é importante reforçar os cuidados de prevenção e tratamento no verão e demais períodos quentes do ano, para compensar os efeitos negativos à circulação associados às altas temperaturas.

Medidas de prevenção e tratamento


Para evitar complicações no quadro de varizes no verão, deve-se apostar em cuidados diários capazes de facilitar a circulação, com consequente diminuição dos sintomas envolvidos. As
varizes dos membros inferiores representam uma doença crônica, que pode ser tratada ou prevenida com práticas rotineiras, como atividade física regular, uso de meias de compressão e uso de medicação venotônica (específica para o caso). 

“É importante manter-se sempre bem hidratado, especialmente nos dias mais quentes, e ter uma alimentação saudável e balanceada. Adicionalmente, deve-se evitar ganho excessivo de peso e uso de medicações hormonais, como anticoncepcional e reposição hormonal. Todas essas medidas também contribuem para a prevenção das varizes no verão”, conclui Fukushima.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):

https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

 

Dr. Rodrigo Fukushima

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Com a chegada do verão, quais medidas podem ajudar na prevenção das varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.