Por que varizes nas pernas são a manifestação mais comum do problema?

  • +A
  • -A

As varizes se formam pela deformação de veias, então, em teoria, qualquer local do corpo pode sofrer com varizes. No entanto, na grande maioria das vezes as varizes se manifestam nos membros inferiores, ou seja, nas pernas e pés. Isso se deve a alguns fatores, como a força da gravidade atuando contra o retorno do sangue para cima, por exemplo. 

Manifestação de varizes em vários locais do corpo


“As varizes são sinais de um problema que se chama insuficiência venosa. Isso causa um processo de deformação das veias, dando origem às veias varicosas. Essa insuficiência venosa costuma ser mais comum (muito mais comum) em membros inferiores devido a várias particularidades (por exemplo: estar numa situação contra a gravidade, sedentarismo, obesidade, dentre outros)”, explica o angiologista Jayme Ramos Filho.

Ainda segundo o especialista, as varizes também podem se manifestar em outros locais do corpo, porém de forma muito mais rara. “As varizes podem aparecer em qualquer local que tenha veias. Podem surgir na face, tronco, membro superior e mamas, por exemplo. Quando se apresentam nesses locais, os sintomas tendem a ser os mesmos das pernas (dores, aumento de sensibilidade, etc.), só que de forma muito mais branda”, informa o médico. 

É importante ressaltar que a ocorrência de varizes está diretamente relacionada à má circulação do fluxo sanguíneo. Quando o sangue não consegue retornar plenamente no sentido do coração (ou seja, para cima), ele se acumula nos membros inferiores, propiciando o surgimento das varizes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes caracterizam uma alteração do funcionamento da circulação venosa do organismo.

Principais medidas de tratamento


Independente do local das varizes no corpo, o tratamento é o mesmo e se baseia no uso de medicamentos específicos capazes de facilitar a circulação do sangue e amenizar os sintomas envolvidos. Além disso, é
importante a adoção de certos hábitos, como prática regular de atividade física e uso de meias de compressão. Tais medidas ajudam a complementar o tratamento e aumentar as chances de melhora. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular:

https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Por que varizes nas pernas são a manifestação mais comum do problema?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.