Por que os analgésicos possuem efeito rápido no nosso organismo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que os analgésicos possuem efeito rápido no nosso organismo?

Os analgésicos possuem efeito rápido no organismo porque são medicamentos que têm rápida absorção intestinal, o que os faz atingir rapidamente também o sistema nervoso central. Segundo o neurologista Caio Siminoni, Isso tem relação com peculiaridades de sua estrutura molecular e metabolização. “Por este motivo, configuram-se como a primeira medida no combate à dor”.

Ações dos analgésicos e modos de usá-los


O médico explica que os analgésicos diferem entre si quanto ao modo de ação. Ou seja, cada fármaco trabalha de maneira particular no combate à dor. “Por exemplo, alguns atuam no bloqueio da síntese de prostaglandinas e em sistemas de controle de dor opioides e canabinoides, enquanto outros funcionam como inibidores da síntese de prostaglandinas, mesmo sem ter efeito anti-inflamatório”.

Como os analgésicos correspondem à primeira linha de tratamento da dor, estão indicados para dores de intensidade leve a moderada. “Muitas vezes são encontrados em associação com relaxantes musculares ou cafeína. Há situações em que são associados a opioides, quando a dor já ultrapassa a intensidade moderada, chegando na forte”.

Riscos da automedicação e abuso de analgésicos


Os analgésicos podem ter um efeito excelente se utilizados corretamente, mas se forem mal empregados tendem a causar consequências ruins. Este segundo cenário acontece bastante, visto que é comum pacientes se automedicarem com os remédios. “A automedicação pode mascarar uma dor que sinaliza para condição possivelmente emergencial e grave, como uma ruptura de aneurisma cerebral, por exemplo”.

Se a automedicação chegar ao nível do abuso, isso se torna, obviamente, muito prejudicial à saúde. Os efeitos negativos disso geralmente sinalizam para a necessidade de diagnóstico e tratamento adequados. “É preferível que os analgésicos sejam prescritos após avaliação médica. Quando isso não ocorre, o tratamento é meramente sintomático e não baseado na doença que leva à dor, para a qual uma intervenção específica pode ser necessária”.

Dr. Caio Vinícius de Meira Grava Simioni é neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). CRM: 108219.

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-nas-costas
dor-nas-pernas
dor-no-joelho
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que os analgésicos possuem efeito rápido no nosso organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.