Gota tem cura? Como fazer para controlar as crises dolorosas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Gota tem cura? Como fazer para controlar as crises dolorosas?

A gota é uma doença que não tem cura, mas as crises de dor comuns ao quadro podem ser controladas. Segundo a reumatologista Regina Von Kirchenheim, isso pode ser obtido por meio de educação do doente, dieta e tratamento medicamentoso. Remédios anti-inflamatórios são indicados para amenizar tanto a inflamação quanto a dor.

 

Medicamentos específicos, dieta e hidratação ajudam a controlar crises de dor da gota

 


Porém, apenas o uso da medicação anti-inflamatória não é o suficiente, já que ela não reduz o excesso de ácido úrico no sangue, que é o principal motivo para a manifestação da doença. Para controlar os níveis desse ácido no sangue, podem ser utilizados medicamentos específicos que bloqueiam a produção da substância ou que ajudam os rins a eliminar o ácido pela urina.

A dieta também é fundamental nesse sentido, pois diversos alimentos aumentam os níveis de ácido úrico no sangue, especialmente os que são ricos em proteínas, como queijo, carnes vermelhas e frutos do mar. Além disso, beber água é muito importante, pois ajuda a remover, pela urina, o excesso do ácido úrico. Recomenda-se a ingestão de 2 a 4 litros de água por dia.  

 

Identificando e tratando a gota

 


Conforme aponta a reumatologista,
é necessário, primeiro, caracterizar o tipo de gota para que se possa prescrever as medicações que irão promover, durante o tratamento, uma redução de ácido úrico na corrente sanguínea. “Pode ser do tipo hipoexcretor, ou seja, que elimina pouco ácido úrico na urina, ou hiperprodutor (produz ácido úrico em excesso por um transtorno genético associado”, afirma Regina.

A médica explica ainda que a gota tem potencial genético associado, o que significa que nem todo mundo que tem ácido úrico elevado desenvolve, necessariamente, a doença. “Independente de qualquer coisa, o importante é sempre manter uma vida saudável, com atividade física e dieta adequadas. Quando houver surtos de artrite (dor, aumento de volume, inchaço e vermelhidão nas articulações), o paciente deve procurar um especialista”, completa.

 

Dra. Regina Von Kirchenheim é reumatologista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atua em Brasília. CRM-DF: 15137

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gota tem cura? Como fazer para controlar as crises dolorosas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.