Qual é o papel das vitaminas C e D na saúde das articulações?

  • +A
  • -A

A alimentação exerce uma importância fundamental para a saúde do corpo humano. É principalmente por meio dos alimentos ingeridos que o organismo consegue os mais diversos nutrientes de que precisa para exercer suas funções. Nas articulações, estruturas que unem um osso ao outro, isso não é diferente. Para elas, entre os nutrientes mais importantes, a vitamina C e a vitamina D merecem destaque. Veja como elas ajudam a manter a saúde das articulações. 

Entenda a relação entre a vitamina C e o colágeno

“A vitamina C auxilia numa etapa importante da formação e da estabilização do colágeno. Ela permite que as fibras do colágeno adquiram estabilidade e resistência, características essenciais que devem apresentar, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade”, afirma o reumatologista João Rodrigues. 

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo, sendo fundamental para a saúde das articulações. É graças à sua presença na cartilagem articular que os ossos conseguem se movimentar sem provocar dor. Nos casos de deficiência de colágeno, a cartilagem é pouco a pouco destruída e simples movimentos, como esticar e dobrar os joelhos, se tornam mais difíceis e dolorosos de realizar.

Vitamina D ajuda a preservar a saúde das articulações

“A vitamina D é importante para as articulações por possuir funções imunomoduladoras e por ser essencial no metabolismo do cálcio, na sua absorção intestinal”, explica o geriatra Ricardo Komatsu. Isso significa, por exemplo, que este nutriente é importante nos quadros de artrite reumatoide e lúpus. “A deficiência de vitamina D causa raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos e idosos”, completa o médico. 

Por causa da importância da vitamina C e da vitamina D, é fundamental manter uma alimentação rica nessas substâncias. Enquanto a primeira está presente na laranja, no limão, kiwi, caju, tomate e morango, a segunda é encontrada no leite e produtos derivados e em vegetais verde-escuros. Vale ressaltar, no entanto, que a maior quantia de vitamina D é adquirida por meio do contato da pele com a luz solar por 15 a 20 minutos diários. 

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

Dr. João Rodrigues

Dr. João Rodrigues

Reumatologia

CRM: 21008 / PE

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual é o papel das vitaminas C e D na saúde das articulações?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.