Durante a quarentena, quais exercícios podem ser feitos em casa para manter as articulações saudáveis?

  • +A
  • -A

Diversos estudos já mostraram a importância da realização regular de exercícios físicos para a saúde do corpo. Para as articulações, estruturas que unem um osso ao outro, isso não é diferente e quem tem alguma doença articular deve ainda dar mais atenção às atividades físicas. Durante a quarentena, a prática ao ar livre ou nas academias se tornou mais restrita, mas é possível manter o corpo em movimento mesmo dentro de casa. Veja exemplos de exercícios para manter as articulações saudáveis!

“Muitas pessoas com doenças articulares podem participar seguramente de programas de exercícios regulares, procurando alcançar uma melhor condição aeróbica, e um aumento da força muscular, da resistência e da flexibilidade, facilitando tarefas do dia a dia, como caminhar, se abaixar e cuidar dos afazeres domésticos”, afirma a reumatologista Míriam Küster. 

Alongamentos ajudam a manter a articulações saudáveis

Segundo a médica, existem três tipos principais de exercícios que ajudam a manter as articulações saudáveis e ainda melhoram a aptidão cardiorrespiratória e reduzem a incapacidade causada pela dor. Os alongamentos são o primeiro tipo: “São exercícios suaves que, se praticados diariamente, promovem uma melhora da qualidade muscular, aumento da flexibilidade e reduzem as lesões provocadas pelo esforço do dia a dia”.

Os exercícios de condicionamento muscular, que trabalham força e resistência, são outro tipo principal. Costumam ser mais vigorosos e normalmente são executados em dias alternados. São indicados para aumentar a quantidade e a qualidade do músculo e são feitos com cargas e resistências crescentes. 

Dançar em casa alivia estresse e ajuda a controlar o peso

O terceiro tipo são os exercícios de condicionamento aeróbico, como a dança. “Incluem atividades que usam os músculos do corpo de modo rítmico e repetitivo, melhorando coração, pulmão e função muscular. Também é o tipo de exercício que tem benefícios para o controle do peso, humor e saúde em geral”, explica Dra. Míriam. 

Para fazer em casa, durante o período de isolamento social, os alongamentos são os exercícios mais fáceis. Quem tiver uma esteira ou bicicleta ergométrica também pode aderir aos exercícios de condicionamento aeróbico. Já as atividades de condicionamento muscular, segundo a reumatologista, exigem a supervisão por um especialista, como um educador físico ou fisioterapeuta. 

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Míriam Küster Huber

Dra. Míriam Küster Huber

Reumatologia

CRM: 9649 / ES

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Durante a quarentena, quais exercícios podem ser feitos em casa para manter as articulações saudáveis?"

jose ricardo dos santos

boa tarde 0 colageno tipo 2 ultra concentrado serve dor ciatica dores no corpo articulações.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.