Osteoporose: Quais ossos são, em geral, mais afetados pela doença?

  • +A
  • -A

A osteoporose, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença marcada pela perda de massa óssea, que torna os ossos fracos e aumenta o risco de fraturas em idosos e mulheres após a menopausa – grupos mais afetados pelo problema. Mas, será que a osteoporose prejudica todos os ossos do corpo ou existem ossos que acabam sendo mais afetados?

Fêmur e coluna sofrem mais nos casos de osteoporose


“A osteoporose é uma doença metabólica, que gera uma perda da densidade óssea como um todo, ou seja, acomete todos os ossos do esqueleto. Porém, ela é identificada em algumas regiões específicas. Estas regiões são mais sujeitas a fraturas por serem áreas de carga do peso do corpo”, afirma o ortopedista Fábio Segall. 

Segundo o especialista, as partes do corpo em que ocorrem mais fraturas são o úmero proximal, no ombro, os punhos e, principalmente, o fêmur proximal, no quadril, e as vértebras da coluna tóraco-lombar. “É por isso que o principal exame para diagnóstico da doença, a densitometria óssea, analisa amostras destas duas últimas áreas, a coluna e o fêmur”, explica o médico.

Veja as medidas que ajudam na prevenção de fraturas ósseas


O diagnóstico precoce da osteoporose é fundamental para evitar um agravamento da doença e prevenir as fraturas nas regiões mais suscetíveis. A partir dele, o profissional poderá indicar as medidas necessárias para o tratamento, que passam pela alimentação saudável, uso de medicações,
exposição ao sol e atividades físicas, por exemplo.

É importante também tomar algumas atitudes para diminuir o risco de quedas, tanto em casa quanto na rua. “Usar calçados adequados, retirar tapetes escorregadios de casa, colocar corrimões pela casa e nas escadas e instalar luzes noturnas para não tropeçar quando levantar para ir ao banheiro” são recomendações citadas por Dr. Segall. 


Dados do Ministério da Saúde:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53593-osteoporose-entenda-a-doenca-silenciosa-que-torna-ossos-frageis-e-quebradicos

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fábio Segall

Dr. Fábio Segall

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 93404-6 / RJ

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Osteoporose: Quais ossos são, em geral, mais afetados pela doença?"

Angela Maria Cunha

Olá Dr… fui diagnosticada com várias ernias de disco,bico de papagaio e Artrose nos quadris, além de tomar colágeno o que mais posso fazer para fortalecer meus ossos,e para completar estou passando por uma profunda depressão. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Angela. Para auxiliar, você pode aderir a uma dieta rica em nutrientes importantes para a saúde dos ossos (cálcio, especialmente), prática de atividade física regular e cuidados rotineiros para evitar quedas. Não desanime, e continue seguindo as orientações do médico. Estamos torcendo por você. Até a próxima.

Orquídea Soares Sartório

São dores no corpo todo, eu sinto o tempo todo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Orquídea. As dores no corpo podem ter diversas causas, para que você tenha um diagnóstico preciso, é fundamental comparecer em consulta, para o profissional avaliar e prescrever um tratamento adequado, de acordo com seu caso e se houver necessidade. Estimamos melhoras!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.