Osteoporose: como evitar quedas e fraturas do dia a dia em casa?


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoporose: como evitar quedas e fraturas do dia a dia em casa?

A osteoporose é uma doença degenerativa, ou seja, que evolui gradativamente, e o que mais contribui para acelerar a piora do quadro é a ocorrência de acidentes. Naturalmente, evitar esses acidentes é essencial para evitar danos maiores, mas o problema é que a osteoporose acomete mais os idosos, que são mais propensos a quedas.

Com o envelhecimento, os movimentos, reflexos, estabilidade, força e resistência ficam comprometidos, e por isso uma queda se torna mais fácil de acontecer e mais perigosa. Nos idosos que já tem osteoporose, a situação fica ainda mais séria. “É importante evitar acidentes em quem tem osteoporose devido à facilidade de se evoluir com fraturas graves”, aponta o ortopedista Guilherme Maretti.

Tornando a casa um lugar mais seguro para os idosos


A simples ocorrência dessas quedas e consequentes fraturas é muito fácil, visto que se dão dentro de casa mesmo, onde, teoricamente, não há tanto perigo. Também por isso a preocupação com as quedas é tão grande. O banheiro é um dos locais com mais registros, devido ao fato de ser, em geral, mais apertado e de contar com as presenças de água e sabão, que tornam o piso escorregadio.   

Para evitar quedas no banheiro ou em outros lugares da casa, é fundamental lançar mão de medidas simples em cada cômodo que garantam mais segurança à locomoção do idoso pela residência. Boa iluminação, tapetes emborrachados antiderrapantes e barras de apoio laterais são alguns exemplos. Além disso, vale evitar encerar o piso, investir em sapatos com sola antiderrapante e deixar o caminho sempre livre de fios e coisas que possam provocar as quedas.  

Riscos da queda em quem tem osteoporose


O médico explica que a
pior fratura na osteoporose é a de quadril (encaixe do fêmur com a bacia) e que mesmo que o paciente seja tratado de forma rápida e eficiente nos melhores hospitais do mundo, a taxa de mortalidade após um ano se mantém entre 30 e 40%. “Ou seja, a cada 10 pessoas com osteoporose que sofrem fratura de fêmur, após um ano, quatro irão falecer”, afirma. Portanto, é fundamental adotar medidas que diminuam as chances de quedas em idosos, especialmente nos que já foram diagnosticados com osteoporose.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Osteoporose: como evitar quedas e fraturas do dia a dia em casa?"

Helena Cristina Arant Martins

Eu tenho osteoporose no fêmur esquerdo ..faço caminhadas ..trilhas e musculação..dieta de cálcio e alimentação rica em cálcio ..não como carne e como produtos orgânicos..os últimos exames já mostram melhora …estou bem satisfeita comigo mesma tenho 57 anos.

Cuidados Pela Vida

Olá Helena, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.