Fisioterapia e acupuntura podem ajudar no tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Fisioterapia e acupuntura podem ajudar no tratamento da osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença degenerativa que provoca a destruição da cartilagem que protege as articulações, tornando toda a estrutura óssea do corpo sujeita a desgastes e deformações. Fazer o tratamento é essencial para evitar uma piora do quadro. Fisioterapia e a acupuntura são algumas das medidas indicadas.

Fisioterapia e acupuntura melhoram dor causada pela osteoartrite


“O tratamento visa sempre a proteção da articulação. Sabemos que o desgaste é irreversível, então, sempre tentamos manter a cartilagem saudável e protegê-la para que o processo de desgaste não continue. Na
fase aguda e dolorosa, objetivamos a melhora da dor com analgésicos, fisioterapia e acupuntura”, afirma o ortopedista Gustavo Dalla.

De acordo com o especialista, a fisioterapia ajuda a mobilizar a articulação, melhorando a musculatura e dando mais movimentação. “Já a acupuntura é uma importante ferramenta analgésica, diminui muito a dor articular do paciente”, explica o profissional.  

Musculação e hidroginástica ajudam pacientes com osteoartrite


A grande maioria dos casos de osteoartrite pode se beneficiar da prática de fisioterapia e acupuntura, sendo seguras e indicadas para todos os pacientes. No entanto, existem
casos mais graves em que essas abordagens não são suficientes para frear o desgaste articular. Para esses indivíduos, o tratamento cirúrgico deverá ser considerado pelo médico.

Para os casos mais brandos de osteoartrite, existem ainda outras opções de atividades que costumam funcionar no tratamento. “Atividades de baixo impacto, idealmente hidroginástica e pilates, são as melhores. A própria academia, com acompanhamento de um educador físico, também é uma boa opção”, diz Dalla. Exercícios de alongamento e caminhadas também são recomendados.

Dr. Gustavo Dalla Bernardina de Almeida é ortopedista, traumatologista e especialista em joelho, formado pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 11271 – facebook.com/drgustavodalla

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Fisioterapia e acupuntura podem ajudar no tratamento da osteoartrite?"

Neuza Andrade

Já tratei meus joelhos das duas formas. Primeiro com Acupuntura. Fiz dez sessões, e após uma semana fiz mais dez sessões. Gostei muito. Melhorei bastante.Ano passado fiz 10 sessões de Fisioterapia.Não achei muita melhora. Tomo remédio anti-inflamatório quando o médico receita. Coloco gelo nos joelhos por 20 minutos. Uso faixa quando tenho que sair à rua. Há 20 anos eu caí em casa, me cuido desde então, principalmente no inverno quando a dor é insuportável. Nunca usei o remédio Artrolive, poderia ser indicado para mim ?Obrigada pela atenção. Neuza Andrade

Cuidados Pela Vida

Oi Neuza, não é indicado utilizar medicamentos sem autorização médica. Converse com o médico que te acompanha para que ele possa te orientar. Abraços.

ALCEBIADES DA SILVA SANTOS FEITAL

Gostaria de receber a revista de ” CUIDADOS PELA VIDA” EM casa.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.