Por que devemos prestar mais atenção à hidratação da pele no inverno?

  • +A
  • -A

No verão, as altas temperaturas acabam chamando atenção para a importância de hidratar a pele. Já no inverno, como o corpo sua menos e sente menos calor, muitas pessoas deixam de lado esse cuidado tão importante. Mas, essa situação precisa mudar. Entenda por que é preciso reforçar a hidratação da pele no inverno.

De acordo com a dermatologista Juliana Fonte, as características do clima no inverno e os hábitos adotados nesta estação contribuem para uma maior desidratação da pele: “No inverno, costumamos tomar banhos mais quentes, tomar menos água e usar lareiras”. 

Sabonetes hidratantes ajudam na hidratação da pele no inverno

Além disso, devido ao frio excessivo, as células da pele tendem a encolher, prejudicando a filagrina, uma proteína essencial na barreira de proteção da pele contra a desidratação. Todos esses fatores fazem com que a pele perca bastante água. 

Por isso, é fundamental reforçar os cuidados com a hidratação da pele no inverno. Afinal, uma pele hidratada é sinônimo de pele bonita e saudável. Neste sentido, uma das medidas mais importantes é usar um sabonete adequado. “Muitas vezes, é preciso trocar o tipo de sabonete, tanto do rosto quanto do corpo. O ideal é usar sabonetes menos abrasivos e com ativos hidratantes, como aveia, óleo de amêndoas e manteiga de karité”, informa a médica.

Filtro solar deve ser usado também no inverno


Outra atitude importante é
beber bastante água. Como no inverno as temperaturas são mais baixas, muitas pessoas se esquecem de beber água. Para evitar que isso aconteça, vale colocar lembretes no celular ou usar aplicativos para forçar a memória e manter sempre um copo ou uma garrafa de água por perto. 

E, por mais que não esteja fazendo calor, o uso do protetor solar não deve ser deixado de lado. Aplique o produto antes de sair de casa e reaplique-o a cada duas horas ou ao entrar em contato com água. Se for possível, opte pelos filtros solares que contêm ativos hidratantes em sua composição, recomendação válida especialmente para quem tem a pele mais seca. 

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que devemos prestar mais atenção à hidratação da pele no inverno?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.