Pegar sol pode acelerar uma nova manifestação do herpes? Por quê?


  • +A
  • -A

O herpes é um vírus bem comum, mas nem todos os que estão infectados desenvolvem os sintomas. É possível ter muitas crises, poucas ou até mesmo nenhuma, mesmo tendo o vírus no organismo. Alguns fatores contribuem para a manifestação do vírus, geralmente ligados à queda da imunidade. A exposição solar excessiva é um deles.  

 

Excesso de sol diminui defesas do organismo e facilita surgimento dos sintomas do herpes

 

“O herpes vírus tem como característica principal a latência no tecido nervoso, ou seja,  o vírus fica no nosso organismo sem manifestar sintomas. Alguns fatores, como sol, estresse, trauma local e ingestão de determinados alimentos, podem estimular o aparecimento de lesões de herpes”, informa a dermatologista Gabriela Itimura.

Isso não quer dizer que um indivíduo que tem herpes não possa se expôr ao sol. Ele pode, desde que evite o excesso e se proteja devidamente com filtro solar adequado para sua pele. O contato com o sol em excesso pode comprometer o sistema de defesa do organismo, tornando-o vulnerável à ação do vírus, o que pode resultar no aparecimento das feridas características do herpes.     

 

Medidas para prevenir e tratar o herpes

 

“Uma das dicas para evitar o surgimento do herpes simples na boca, é usar protetor solar labial, além de evitar os horários mais fortes do sol”, indica a especialista. Recomenda-se pegar sol antes das 10h ou após as 16h, já que nesses horários os raios solares são menos intensos e perigosos para a pele e para a saúde de um modo geral.

O uso de medicamentos é outra forma importante de prevenir e tratar o herpes. Os produtos à base de lisina se mostram especialmente importantes nesse sentido, pois o aminoácido é capaz de reduzir a replicação do vírus e, com isso, diminuir a frequência e a intensidade das crises.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriela Itimura

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pegar sol pode acelerar uma nova manifestação do herpes? Por quê?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.