Lábios ressecados: quais são as principais causas desse problema?

  • +A
  • -A

Diversos fatores podem tornar os lábios ressecados ao longo do dia, o que reforça a importância da hidratação local rotineira. Portanto, é interessante ter sempre em mãos um bom hidratante labial, rico em ativos poderosos que garantam não apenas a melhor hidratação possível, mas também restauração e fortalecimento da pele nesta região. 

Principais causas de ressecamento nos lábios 


“As principais
causas de lábios ressecados são alterações climáticas muito bruscas, como frio intenso ou calor excessivo, hábito de morder os lábios e/ou passar excessivamente a língua neles. Outra causa comum de ressecamento labial é o tratamento com isotretinoína, medicamento utilizado para controle de acne”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia. 

Medidas de tratamento contra lábios ressecados


Independente da causa, deve-se adotar o tratamento adequado o quanto antes para controle do problema. É essencial, em primeiro lugar, se consultar com um médico especialista de confiança para que ele analise as características específicas do ressecamento e, a partir disso, indicar o dermocosmético mais apropriado, levando em conta, inclusive, o tipo de pele do paciente. 

“A orientação de uso dos produtos para controle de ressecamento labial é a seguinte: nos momentos de variações térmicas deve-se utilizar um protetor labial com função de hidratar e proteger os lábios. Quando estes já estão ressecados, o indicado é fazer uso de hidratantes labiais específicos, pelo menos três vezes ao dia”, aconselha a especialista.

Existem hoje disponíveis no mercado opções bastante eficazes e versáteis de hidratantes labiais, que incluem, até mesmo, função de proteção solar. Isso é fundamental, tendo em vista que o contato desprotegido com os raios ultravioleta também contribui para o ressecamento dos lábios. Os produtos que possuem complexo de manteigas e ceras vegetais merecem destaque pelo alto poder de hidratação.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Lábios ressecados: quais são as principais causas desse problema?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.