Descubra qual a melhor combinação de cuidados diários com a pele para evitar o envelhecimento precoce

  • +A
  • -A

A pele exige cuidados diários para que seja possível se manter com aspecto jovem e saudável por tempo prolongado. Quando não há uma rotina de skincare mínima, a tendência é que ocorra um processo de envelhecimento precoce da pele. Isso implica em uma pele com sinais típicos de uma idade avançada, como rugas, linhas de expressão e perda de brilho, mesmo que a pessoa ainda não seja velha. 

Cuidados diários para evitar o envelhecimento precoce da pele


Uma rotina básica de cuidados com a pele consiste na aplicação diária de dermocosméticos capazes de garantir hidratação, limpeza e nutrição. Além disso, é essencial a fotoproteção diária,
tanto com uso de filtro solar, boné ou chapéu, quanto com exposição solar somente nos momentos do dia em que os raios ultravioleta são menos intensos.

“A melhor combinação de cuidados diários com a pele para evitar o envelhecimento precoce é a seguinte: higienização adequada, jamais dormir de maquiagem e usar hidratante, antioxidante e filtro solar”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Os dermocosméticos antioxidantes são importantes para combater os radicais livres, que são agentes oxidantes, responsáveis pelo envelhecimento celular. 

A ação antioxidante também pode ser obtida por meio da alimentação, tendo em vista que alguns nutrientes garantem esse e outros benefícios. “Consumir alimentos com ação antioxidante e ter hábitos saudáveis são medidas importantíssimas nesse contexto. Dentre os hábitos saudáveis, podemos destacar a prática regular de atividades físicas, dormir bem e evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo”, informa a médica.

Principais substâncias para prevenção e tratamento do envelhecimento da pele


Existem produtos disponíveis hoje no mercado que reúnem as principais valências para o combate contra os
sinais de envelhecimento cutâneo. As opções contendo ativos capazes de estimular a produção natural de colágeno, elastina e ácido hialurônico são, particularmente, interessantes para a prevenção de rugas e flacidez da pele (rosto, pescoço e colo).  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
envelhecimento
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Descubra qual a melhor combinação de cuidados diários com a pele para evitar o envelhecimento precoce"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.