Como devemos cuidar da saúde dos lábios no inverno?

  • +A
  • -A

As baixas temperaturas e a baixa umidade típicas do inverno podem prejudicar a pele, causando irritação e ressecamento. Com os lábios, parte do corpo bastante sensível, essa situação também ocorre. Confira alguns dos principais cuidados que devem ser adotados para preservar a saúde dos lábios no inverno. 

Banhos quentes podem prejudicar a saúde dos lábios


“No inverno, é natural que a pele e os
lábios ressequem por causa da temperatura ambiental e do uso de água quente nos banhos mais demorados, que retira toda a barreira de proteção da pele”, afirma a dermatologista Marisa Fujimura. Como consequência, os lábios ficam secos e ásperos e, às vezes, a pele sofre devido à dermatite por ressecamento.

Parte dos cuidados com a saúde dos lábios envolve atenção ao banho. “Devemos ter o cuidado de tomar banhos rápidos, com a temperatura da água não muito quente, aplicar hidratante após o banho para manter a barreira de proteção da pele e usar sabonetes com o pH próximo da pele, em torno de 4,5”, recomenda a especialista. 

Lamber os lábios intensifica o ressecamento

 

Segundo a médica, a desidratação dos lábios varia de acordo com a genética. Em alguns casos, medicações e doenças associadas também podem influenciar. Para driblar este problema, o ideal é usar protetor labial ao sair na rua, principalmente nos dias ensolarados, e aplicar manteiga de cacau ou de karité para hidratar os lábios

Outro cuidado importante com a saúde dos lábios é evitar passar a língua sobre eles. “Isso não é higiênico e acaba ressecando e desidratando a mucosa labial, ficando com aspecto de ‘peles soltas’ que as pessoas retiram dos lábios. Geralmente, isso costuma ser um tique ou vício que a pessoa faz de forma inconsciente ou também pode ser uma descarga de ansiedade”, explica Dra. Marisa. 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marisa Fujimura

Dra. Marisa Fujimura

Dermatologia

CRM: 61918 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Como devemos cuidar da saúde dos lábios no inverno?"

Rayane

Por que os lábios ficam mais ressecados no inverno?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rayane. A Dra. Marisa Fujimura explica na matéria, que: “No inverno, é natural que a pele e os lábios ressequem por causa da temperatura ambiental e do uso de água quente nos banhos mais demorados, que retira todo manto lipídico de proteção”. Abraços!

Maria Aurora

Tem mais ou menos 8 meses que sinto muito ressecamento nos lábios, já usei manteiga de cacau, em bastão e líquida e não resolveu, daí comentei com minha médica do UBS, ela me receitou Regerador labial Bepantol, no início parecia que estava melhorando, cheguei usar por 3 meses, usando 3xao dia, não adiantou, depois acabei comprando o Protetor labial diário Bepantol com Pró -Vitamina B5 e E Hipoalergenico dermatológicamente testado FPS 30 em bastão, tbm não resolveu. Tenho bebido bastante água como recomendam, mais nada resolve, estou desesperada já com isso, e estou passando manteiga sem sal para dar uma aliviada , isso faz 3 dias, mas sinto que não vai resolver. Se puder me ajudar com alguma dica, ficarei grata. ..Obs :não tenho diabete, fiz exames à pouco tempo, todos estão normais. Tenho 69 anos e nunca aconteceu isso comigo, já não sei mais o que fazer. Grata. ..

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.