Tomar remédio com água ou leite, de estômago vazio ou cheio?


  • +A
  • -A
Imagem do post Tomar remédio com água ou leite, de estômago vazio ou cheio?

Para que nosso organismo funcione bem, é preciso manter o consumo satisfatório de alimentos/nutrientes exigidos pelo corpo, e frente a doenças, devemos manter uma alimentação saudável, juntamente com a administração de medicamentos eficazes e seguro.

Infelizmente temos que conviver com a realidade de que alimentos/nutrientes podem alterar os efeitos de um medicamento e isso é um problema consideravelmente importante.

Falamos que ocorre a interação do medicamento com o nutriente, quando o efeito do remédio é alterado pela presença de alimentos ou bebidas ou, ao contrário disso, os nutrientes podem ter a sua absorção comprometida por conta dos remédios. A absorção, tanto dos nutrientes como dos medicamentos, acontece principalmente no intestino delgado e de forma bastante parecida, por isso eles podem ser competitivos e atrapalhar a absorção um do outro.

Essas interações podem levar a problemas graves como necessidade de aumento da utilização dos remédios ou até mesmo a desnutrição (por má absorção de nutrientes), o que ocasiona piora nos sintomas do doente, aumento de gastos e, muitas vezes, do tempo de internação hospitalar.

As medicações que são recomendadas junto às refeições são feitas por motivos importantes como, possibilidade de aumento da absorção e redução do efeito irritante sobre o estômago e o intestino.

É de extrema importância que o médico que fez a prescrição, oriente seu paciente quanto ao melhor horário de tomá-lo e no caso de comprimidos, se devem ser engolidos com água ou leite.

Seguir à risca as orientações do seu médico quanto aos horários, como tomar e dosagem necessária, garantirá maior possibilidade de resultados satisfatórios quanto ao seu tratamento.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tomar remédio com água ou leite, de estômago vazio ou cheio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.