De quanto em quanto tempo é preciso medir a pressão arterial?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença crônica que favorece uma série de complicações, como infartos e AVCs, e, por isso, deve ser acompanhada com regularidade por um cardiologista, que é capaz de avaliar a eficácia do tratamento e a evolução do quadro. Uma das etapas mais importantes das consultas médicas é a medição da pressão arterial.

Hipertenso deve medir a pressão a cada consulta médica


O ideal é que as idas ao consultório sejam feitas a cada três ou seis meses, dependendo se a doença estiver controlada. “Para os hipertensos, as avaliações nas consultas de rotina são suficientes, salvo quando os médicos solicitarem para que a
pressão arterial seja vista em domicílio“, afirma a cardiologista Caroline Nagano. Este pedido pode ocorrer quando o tratamento do paciente muda, seja com o uso de novo medicamento ou com uma nova dosagem.

Por outro lado, medir a pressão arterial não deve ser uma atitude exclusiva de quem já recebeu o diagnóstico da hipertensão arterial. A orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologista é que a aferição seja feita anualmente, de forma preventiva, o que vale especialmente para quem tem fatores de risco, como obesidade e tabagismo. Caso os valores estejam acima do recomendado, a pressão deve ser avaliada novamente, mas em outra ocasião.

Paciente não deve se automedicar depois de aferir a pressão arterial


De acordo com a profissional, é comum pacientes pegarem medicamentos de vizinhos e familiares porque a pressão arterial estava alta em uma medida, sem verificar o que está por trás desse aumento. “
A pressão varia durante o dia devido alguns fatores, como dor, ansiedade, estresse e uso de alguns medicamentos. Isto é considerado normal, não significa que a pessoa tem pressão alta e, tomando a medicação, pode até fazer baixar demais”, alerta a especialista.

De uma maneira geral, a pressão arterial normal permanece em volta de 120×80 mmHg, enquanto a de hipertensos fica acima de 140×90 mmHg. O paciente pode medir a própria pressão arterial em casa com seu aparelho, caso saiba manuseá-lo e caso esteja calibrado corretamente, conforme as orientações encontradas no manual do fabricante.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "De quanto em quanto tempo é preciso medir a pressão arterial?"

Josias

Descobri que sou ipertenco aos 40 anos quando comecei a passar muito mal e ir parar no hospital com uma dor muito forte de cabeça hoje aos 47 anos uso Losartana potássica e atenolou pois so Losartana não faz efeito sozinho minha precao gira entorno de 14/9 quando estar baixa e chega a 17/11 quando alta já tive picos de 22. Eu só sei quando ela está alta quando sinto uma leve dor de cabeça toda minha família tem isso essa doença e ereditario?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josias, sedentarismo e a falta de uma alimentação balanceada no dia a dia são dois elementos importantes para o surgimento da pressão alta, mas a genética familiar também é um fator de risco. “Os fatores genéticos são, isoladamente, um risco alto de incidência. Aqueles que têm uma genética desfavorável devem se cuidar desde cedo”, alerta o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal. Seguir o tratamento prescrito pelo médico é essencial para que você possa ter uma boa qualidade de vida. Abraços.

Maria Aparecida Dos S Rosa

Eu sangro o nariz toda vez.que estou com a pressão. Alta

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Aparecida, como explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho: “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”. O profissional recomenda a procura de atendimento médico imediatamente para se investigar a causa e iniciar o tratamento para o problema. Abraços.

Sebastiana Furtuoso

Tenho 70 anos , infarto aos 60 , portanto a 10 anos ; faço acompanhamento médico trimestral , exames periódicos , mantenho as medicações necessárias , enfim , tudo sob controle ; porém desde o infarto sinto um cansaço acentuado , principalmente na subida …minha pressão arterial desde então se mantém baixa ; é uma situação difícil .. já comentei com meu médico a respeito e ele alega que meu coração mantém um ritmo menor de batimentos que são a causa dos sintomas ..qual é sua opinião a respeito ?

Josiane santos

Porque a pressão fica oscilando no pós parto??Obs: pressão sempre foi normal antes e durante a gravidez!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josiane, caso você esteja apresentando picos de pressão, o ideal é realizar uma consulta com o cardiologista para uma avaliação. Abraços.

Elisangela

Tive pre-elampsia tomei remedio durante 3 meses agora parei e estou medido a pressao todos os dia á noite e tá dando 12 por 8 gostaria de saber quantos dias e necessário monitorar pra saber se ja controlou.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisangela, siga as recomendações do médico que está te acompanhando, ele poderá te orientar. Abraços.

Augusto

Nunca tive pressão alta hj verifiquei está 14×9 é alta

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Augusto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), os valores indicados para uma pressão arterial ideal em adultos estão em torno de 120x80mmHg e devem ficar abaixo de 130x85mmHg. Os valores da pressão arterial ideal variam de acordo com a idade, a altura do corpo e com o sexo. Realize uma consulta médica, assim após análise do seu caso, será possível verificar os valores adequados da sua pressão arterial. Abraços.

Orlando

Muito bom esse programa a que temos condicoes de falarmos com vcs, profissionais do ramo

erica

Olha tem 29 e minha presão, eu já faço uso de capitriplil minha família é pertencia, esses dias minha presao foi 16×11 e agora não paro de verificar a presao com medo.

Ivonildes

Boa noite, eu gostaria de saber quantas vezes, ao dia eu devo verificar minha pressão?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivonildes! Pessoas com a pressão arterial elevada devem monitorá-la com frequência, e alterações significativas devem ser informadas ao médico. Converse com seu médico ele poderá orientar a melhorar forma de proceder. Abraços.

Marlucia

Sou muito ansiosa e afirmo minha pressão várias vezes ao dia. .lsso pode fezer mal às minhas artérias? Ou não tem nenhum problema desse tipo? Por favor me tira essa dúvida.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.