De quanto em quanto tempo é preciso medir a pressão arterial?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Caroline Nagano /
- +A
- -A
A hipertensão é uma doença crônica que favorece uma série de complicações, como infartos e AVCs, e, por isso, deve ser acompanhada com regularidade por um cardiologista, que é capaz de avaliar a eficácia do tratamento e a evolução do quadro. Uma das etapas mais importantes das consultas médicas é a medição da pressão arterial.
Hipertenso deve medir a pressão a cada consulta médica
O ideal é que as idas ao consultório sejam feitas a cada três ou seis meses, dependendo se a doença estiver controlada. “Para os hipertensos, as avaliações nas consultas de rotina são suficientes, salvo quando os médicos solicitarem para que a pressão arterial seja vista em domicílio“, afirma a cardiologista Caroline Nagano. Este pedido pode ocorrer quando o tratamento do paciente muda, seja com o uso de novo medicamento ou com uma nova dosagem.
Por outro lado, medir a pressão arterial não deve ser uma atitude exclusiva de quem já recebeu o diagnóstico da hipertensão arterial. A orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologista é que a aferição seja feita anualmente, de forma preventiva, o que vale especialmente para quem tem fatores de risco, como obesidade e tabagismo. Caso os valores estejam acima do recomendado, a pressão deve ser avaliada novamente, mas em outra ocasião.
Paciente não deve se automedicar depois de aferir a pressão arterial
De acordo com a profissional, é comum pacientes pegarem medicamentos de vizinhos e familiares porque a pressão arterial estava alta em uma medida, sem verificar o que está por trás desse aumento. “A pressão varia durante o dia devido alguns fatores, como dor, ansiedade, estresse e uso de alguns medicamentos. Isto é considerado normal, não significa que a pessoa tem pressão alta e, tomando a medicação, pode até fazer baixar demais”, alerta a especialista.
De uma maneira geral, a pressão arterial normal permanece em volta de 120×80 mmHg, enquanto a de hipertensos fica acima de 140×90 mmHg. O paciente pode medir a própria pressão arterial em casa com seu aparelho, caso saiba manuseá-lo e caso esteja calibrado corretamente, conforme as orientações encontradas no manual do fabricante.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Caroline Nagano
Cardiologia
CRM: 145246 / SP
- 16 comentários para "De quanto em quanto tempo é preciso medir a pressão arterial?"
-
Josias
Descobri que sou ipertenco aos 40 anos quando comecei a passar muito mal e ir parar no hospital com uma dor muito forte de cabeça hoje aos 47 anos uso Losartana potássica e atenolou pois so Losartana não faz efeito sozinho minha precao gira entorno de 14/9 quando estar baixa e chega a 17/11 quando alta já tive picos de 22. Eu só sei quando ela está alta quando sinto uma leve dor de cabeça toda minha família tem isso essa doença e ereditario?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Josias, sedentarismo e a falta de uma alimentação balanceada no dia a dia são dois elementos importantes para o surgimento da pressão alta, mas a genética familiar também é um fator de risco. “Os fatores genéticos são, isoladamente, um risco alto de incidência. Aqueles que têm uma genética desfavorável devem se cuidar desde cedo”, alerta o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal. Seguir o tratamento prescrito pelo médico é essencial para que você possa ter uma boa qualidade de vida. Abraços.
-
Maria Aparecida Dos S Rosa
Eu sangro o nariz toda vez.que estou com a pressão. Alta
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Maria Aparecida, como explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho: “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”. O profissional recomenda a procura de atendimento médico imediatamente para se investigar a causa e iniciar o tratamento para o problema. Abraços.
-
Sebastiana Furtuoso
Tenho 70 anos , infarto aos 60 , portanto a 10 anos ; faço acompanhamento médico trimestral , exames periódicos , mantenho as medicações necessárias , enfim , tudo sob controle ; porém desde o infarto sinto um cansaço acentuado , principalmente na subida …minha pressão arterial desde então se mantém baixa ; é uma situação difícil .. já comentei com meu médico a respeito e ele alega que meu coração mantém um ritmo menor de batimentos que são a causa dos sintomas ..qual é sua opinião a respeito ?
-
Elisangela
Tive pre-elampsia tomei remedio durante 3 meses agora parei e estou medido a pressao todos os dia á noite e tá dando 12 por 8 gostaria de saber quantos dias e necessário monitorar pra saber se ja controlou.
-
Augusto
Nunca tive pressão alta hj verifiquei está 14×9 é alta
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Augusto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), os valores indicados para uma pressão arterial ideal em adultos estão em torno de 120x80mmHg e devem ficar abaixo de 130x85mmHg. Os valores da pressão arterial ideal variam de acordo com a idade, a altura do corpo e com o sexo. Realize uma consulta médica, assim após análise do seu caso, será possível verificar os valores adequados da sua pressão arterial. Abraços.
-
Ivonildes
Boa noite, eu gostaria de saber quantas vezes, ao dia eu devo verificar minha pressão?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.