search
    Título

    Saiba como se manifestam os sintomas da hipertensão em suas diferentes fases de desenvolvimento!

    Hipertensão

    Por

    Agendar consultas com um médico é de extrema importância para a prevenção de doenças, como a hipertensão. A pressão arterial deve ser monitorada com frequência, já que a doença não costuma apresentar sintomas e o problema pode gerar consequências para diversos órgãos e regiões do corpo.
    O surgimento de sintomas
    O paciente pode apresentar sintomas em situações que provocam picos de pressão: “Nesses casos, em que há o que chamamos de crise hipertensiva, o prognóstico é mais grave, devendo-se procurar atendimento médico o mais rápido possível”, explica a cardiologista Bruna Baptistini. A médica cita cefaleia intensa, dor na nuca e no peito, tontura, convulsões, escurecimento visual e falta de ar como os sintomas mais comuns.
    Outra situação que provoca o surgimento de sintomas é a falta controle sobre a pressão arterial. Quando não tratado adequadamente, o quadro de hipertensão pode evoluir e, como consequência, é possível o  surgimento de complicações nos rins, olhos, coração e cérebro, os chamados órgãos-alvo. Apesar do aparecimento dos sintomas, o quadro de hipertensão pode ser reversível em alguns casos específicos.
    Os problemas nos órgãos-alvo
    “Hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, insuficiência renal e comprometimento ocular são algumas doenças que podem ocorrer futuramente caso não haja o diagnóstico e o tratamento da hipertensão”, afirma Bruna.
    O tratamento do problema deve abordar tanto o uso de medicamentos anti-hipertensivos quanto mudanças de hábitos para uma vida mais saudável. É importante praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação balanceada, permanecer no peso ideal, além de evitar o consumo de tabaco e álcool.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes