Quais são os primeiros cuidados após sofrer um infarto?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Francisco Flávio Costa Filho
- +A
- -A
O infarto é uma das principais e mais letais consequências das doenças cardiovasculares. O problema é causado pela interrupção prolongada do fluxo sanguíneo de uma ou mais artérias responsáveis por levar sangue ao coração, danificando e até destruindo parte do músculo cardíaco. Queimação e aperto no peito, náuseas e sudorese são alguns dos sintomas do infarto, que requer atendimento imediato.
Hábitos saudáveis ajudam a evitar um segundo infarto
De acordo com o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho, depois de sobreviver a um infarto, as atenções devem ser voltadas para a reabilitação e para a prevenção de um segundo evento. “É a chamada prevenção secundária, cujas estratégias envolvem o controle da pressão arterial, do diabetes e do colesterol, suspensão do tabagismo, combate ao sedentarismo e redução do estresse”, explica o médico.
Controlar os fatores de risco antes e depois do primeiro infarto são atitudes diferentes em razão da maior probabilidade de um novo infarto, assim como maiores chances do problema ser fatal. “A mortalidade de um segundo infarto é sempre maior que o primeiro porque as deficiências orgânicas de um evento se somam as dos eventos subsequentes”, alerta Filho.
O infarto pode causar insuficiência cardíaca
A segunda parte dos cuidados pós-infarto envolvem recuperar ao máximo as funções cardíacas perdidas. Em alguns casos, o sobrevivente passa a conviver com um quadro de insuficiência cardíaca, consequência do infarto. O paciente sentirá cansaço, principalmente ao se deitar, terá inchaço nas pernas e uma tosse mais frequente. Para tratar esse problema, são utilizados medicamentos prescritos por um especialista.
Existem ainda outras medidas que fazem parte da reabilitação, como a prática de atividades físicas monitoradas. “O trabalho de outros profissionais, como fisioterapeutas e educadores físicos, também é importante para melhorar o condicionamento físico e trazer mais qualidade de vida ao paciente”, destaca o cardiologista. Outras recomendações envolvem controlar a ingestão de sal e líquidos.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Francisco Flávio Costa Filho
Cardiologia
CRM: 141903 / SP
- 74 comentários para "Quais são os primeiros cuidados após sofrer um infarto?"
-
Geraldo prazeres de lira Junior
Tive infarto fiz um caterte e angioplastia tem 3meses as vezes sinto dores ugudas no coração e apos tirar o eletro nao acusa normal o médico passa injeção para dor no tórax e informa que é dor de angina e tenho muita dificuldade para deixar de fumar por favor me forneça alguma orientação pois fico tenso obg
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Geraldo. Você está seguindo as recomendações médicas? Antes de qualquer coisa é importante você procurar um tratamento para deixar de fumar. Existem diversas terapias que podem te ajudar com isso. Além disso, procure manter uma dieta saudável e procure seu médico para lhe indicar exercícios físicos.
Abraços -
Luciana Andrea jorge
Boa tarde .Gostaria de tirar uma dúvida. Meu amigo e diabetico hipertenso e a 14 dias teve um infarto e passou por cateterismo o que eu quero saber é quanto tempo ele deve demorar para ter alta já que ele está com 61 anos e além de tudo fuma bastante .Será que ele está internado para avaliações, ou e estado e grave? Por favor me tirem essa dúvida.
-
Renata
Olá, minha mãe teve infarto a uma semana, agora ela está sentindo um suor frio, os dedos dormentes, isso é normal?
-
andrea
ola,boa tarde.minha mae sofreu um infarto faz uma semana hoje, ela recebeu alta hoje quais os risco de ter um novo ? e como posso fazer cuidar dela?grata.
-
Ana Maria Rodrigues
Meu tio infartou quanto tempo tem que repousar sem fazer nada fez cateterismo colocou setentaCorre risco de ter outro seguido ? Como faço para me prevenir
-
Patricia
Por favor, meu pai sofreu um infarto com 100% de obstrução da artéria coronária direita e está com mais duas artérias obstruidas. Eles mencionaram para fazer um repouso de 15 dias. Queria saber se procuro o cardiologista agora ou se espero 15 dias e se é normal ele sentir frio e a pressão que está baixa sempre variando de 9 por 6. quais são os principais cuidados?
-
leonardo
Tive um infarto a 3 meses. Coloquei 5 stend em 1 só artéria e mais 1 stend em outra. Nestes 3 meses já parei de fumar. Tenho apenas fumado 1 cigarro por dia. Apenas 1 cigarro ao dia faz mal?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Leonardo, o cigarro é composto de nicotina. Esta substância, ao entrar no organismo, provoca a liberação da catecolamina, composto químico que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Com o tempo, o ato de fumar dificulta o transporte de oxigênio pelo corpo, aumenta a tonicidade muscular e entope os vasos sanguíneos, causando a hipertensão. Por isso é importante que você procure auxílio médico para parar de fumar, e siga as orientações passadas pelo cardiologista que te acompanha. Abraços.
-
Vinicius
Tive infarte as 1 mês , coloquei um stent na principal veia do coração , estou tomando os remédios e fiz um ultra som do coração e acusou dois coágulos dentro do coração estou tomando remédio para dissolver los , corre algum risco de vida !
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Vinicius, como explica a cardiologista Dra. Bruna Cristina Baptistini, essas medicações funcionam bloqueando os fatores de coagulação e outras substâncias que são necessárias para formar esses trombos. Basta seguir as recomendações do médico que te acompanha e comparecer a consultas regulares para que o tratamento ocorra de forma eficaz. Abraços.
-
Rejane
Tive um infarto a duas semanas estou tomando remédios que o médico recomendou mas Ainda sinto dor no peito cansaço e queimação quando ando
-
Orlando
Boa noite, infartei aos 39 anos faz uma semana estou em recuperação e fazendo exames. Mas estou com uma dor muito forte na perna. Queria saber se tem alguma ligação entre os fatos de tido sofrido este IAM com a dor na perna.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Orlando, o infarto e suas repercussões variam de acordo com o paciente, do tempo de atendimento e do tipo de tratamento recebido. É importante manter um acompanhamento médico regular. Sugerimos que relate para o seu médico sobre este novo sintoma, assim ele poderá te orientar. Melhoras.
-
Thiago
Quando alguém da o infarto e cê recupera , e passa por todos os processos de colocar estend e etc . Pode trabalhar normalmente com serviços pesados e tauls ?
-
Márcia pavoski de oliveira
Oi meu marido teve um infarto e um AVC,faz três meses e tem muita tosse está tendo acompanhamento com o médico dele mas a tosse não passa o médico tirou o Losartana mas não resolveu,oque devemos fazer por favor.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Márcia, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Recomendamos que oriente seu esposo a procurar um serviço de saúde próximo de sua residência e realizar uma consulta. Melhoras para ele.
-
Josi
Meu pai teve um infarto à umas 3 semanas e hoje acordou sentindo ardência no peito, isso é normal ou devemos nos preocupar com um segundo infarto?
-
Laiany
Doutor meu pai sofreu um infarto a 4 dias quarta e nesta quinta dia 6 ele sentiu um forte dor no peito e embruando o estomago sera q pode ser outro ataque….. estou muito nervosa
-
roberto
olá meu pai sofreu um infarto , levado a tempo ao hospital fez a angioplastia , porem nos exames realizados ele ainda tem uma das artérias obstruidas com 90% tendo assim somente 10% de passagem do sangue ,ele estava pra realizar uma nova angioplastia porem ele se recusou o tratamento e deu invasão do hospital mesmo sendo orientado que o risco de um novo episodio em grande , ele tem 70 anos , por ser muito teimoso e negligente só esta tomando os remédios em casa , gostaria de saber se ele corre riscos de morte , mesmo tomando os remédios recomendados esta muito recente 10 dias hoje , o velhinho é teimoso , aparentemente esta bem , mas fico tenso e muito aflito com essa situação …
-
Silene
Ola meu pai sofreu infarto e fez angioplastia ele tem 73 anos qual o tempo de repouso que ele tem que fazer? Ele sempre foi muito ativo porem esta caminhando com certa dificuldade o deixando estressado. Ele que sair porem ficamos receio o que devemos fazer?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Silene, sugerimos este link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/o-que-angioplastia-explica-procedimento
Abraços. -
Andrea
Tive um infarto semana passada fiquei internada por 10 dias, o médico me deu alt a para voltar a trabalhar essa semana, como trabalho em um albergue estou com medo de me agitar muito eu poderia ter mais repouso?
-
Ana lucia
Olá eu tenho 36 anos e infartei tem 4 meses. Depois disso fico cansada com facilidade e tenho dores no peito e nas costas. É normal? É também fiquei com pânico de acontecer de novo… acha que devo procurar auxílio de um psiqiiatra?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Ana Lucia. O ideal é que converse com o seu cardiologista refente as dores no peito e nas costas. Siga corretamente as instruções dele quanto ao tratamento (medicamentos, dieta e exercícios). E se possível inicie um tratamento com um psiquiatra ou psicólogo, para cuidar também do lado emocional. Lhe desejamos uma pronta recuperação. Abraços!
-
Marcelo Royal
Olá, sempre fui assintomático, fazia 1 hora de exercícios 4 vezes na semana.Tenho 58 anos… Fumava por 43 anos, 16 cigarros dia e tomo uma garrafa de vinho dia. Alem disso tenho muito stress, empresarial e politico. A cerca de 6 anos fui diagnosticado com PA. Tipo, 14/9. Passei a tomar Arodois 25mg e Silvastatina. como já relatado sem dor , falta de ar, e estilo de vida incompatível . Março de 2020 após bebedeira fui dormir e senti o corpo quente e sem febre. Tirei pressão deu 20/12. Tomei outro Aradois e pela manha liguei para o Clínico Geral, que passou Aradois 50/12.5 e Pressat. Voltou normal 11/7.. em Junho tive outro episódio, bebedeira e comida salgada. a noite 18/11.. após uma semana decidi ir para um Cardiologista que fez todos exames, Eletro, esteira com Iodo, ressonância etc. pediu para fazer um cateterismo. Em tempo nos exames dele deu 70% de entupimento e classificação leve e moderada. Mesmo assim mandou fazer ciniangiografia radial. Consultei outro médico. Ele me disse que se fizesse e necessita se ja coloca-se . os stents medicamentosos. O medico que fez a radial, me falou que era melhor fazer um procedimento investigativo e que levaria 20 minutos, levou 1 hora. Acabou, ele disse que eu tinha a ADA no terço distal esquerdo comprometida em dois lugares antes e depois da Diagonal 1 com severa lesão de 90% e a diagonal também com 75%.. Eu era uma pessoa normal que fazia exercícios e não sentia dor nem falta de ar. Qual dos Dois Drs errou? Marcamos o procedimento 20 dias após. Me disse que levaria 1 hora. Levou 3,20 minutos. Passei 6 dias em UTI os dois primeiros arritmias, Dor torácica e agonia e vômitos nos dois primeiros dias.resultado, colocou dois steNt na Ada e a primeira diagonal obstruiu completo. Tive um infarte inrreverssivel . Pergunta que faço: faz 28 dias, não tenho dores, arritmia nem falta de ar . Voltei exercícios moderados e trabalho todo Dia. Tem alguma angioplastia para reabrir essa artéria ou vaso diagonal 1? Poderia fazer novamente por outros vasos de trás para frente? Se não tem mais nada a fazer, que sequelas posso ter? Minha FE é 65, é boa ou deficiente. Desculpem os erros e alongamento é porque estou muiyo ansioso. Desde já agradeço a quem responder.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.