A partir de que idade começam a surgir os primeiros sinais da hipertensão descontrolada?


  • +A
  • -A

A hipertensão descontrolada (conhecida também como resistente) ocorre quando os riscos da doença não conseguem ser reduzidos com um número normal de medicamentos anti-hipertensivos. É preciso de cerca de quatro remédios diferentes ou mais para garantir o controle do quadro. Os sinais desse tipo de pressão alta podem surgir já nas fases iniciais da vida.

Hipertensão descontrolada pode ser provocada por outras doenças

“Como a hipertensão arterial pode estar presente desde a juventude, os primeiros sinais de descontrole pressórico podem ocorrer desde a adolescência”, afirma a cardiologista Bruna Baptistini. É importante ressaltar que a hipertensão descontrolada muitas vezes ocorre em função de um tratamento inadequado, então é importante ter atenção a isso, independente da idade do paciente.

A médica explica que a hipertensão descontrolada pode ser primária, ou seja, sem causa estabelecida, ou secundária, quando se manifesta por conta de outra doença. Por isso é importante levar em consideração algumas doenças (endócrinas ou renais, por exemplo) que poderiam estar causando a pressão alta, especialmente quando o paciente é jovem e não tem antecedentes familiares de hipertensão arterial.

Tratamento da hipertensão descontrolada depende de bons hábitos de saúde

Porém, ainda segundo a cardiologista, o fator causador mais comum da hipertensão sem controle é não adequar o estilo de vida para padrões mais saudáveis. Muitos pacientes tomam apenas as medicações prescritas (e não raramente de forma irregular) e mantém hábitos ruins, como tabagismo, ingestão aumentada de sal e gorduras e ganho de peso. Dessa forma, apenas o uso do remédio não é suficiente.

Se a orientação médica inicial for seguida adequadamente, os níveis da pressão arterial tendem a se normalizar. Em alguns casos há a necessidade de se associar várias classes de medicação anti-hipertensiva para controle adequado da pressão arterial. “Em situações mais graves pode haver necessidade de internação hospitalar para administração de medicações endovenosas e controle rigoroso da pressão arterial e suas possíveis complicações associadas naquele momento”, completa Bruna.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Baptistini

Dra. Bruna Baptistini

Cardiologia

CRM: 145229 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A partir de que idade começam a surgir os primeiros sinais da hipertensão descontrolada?"

Josias

Minha mãe tem precao alta e diabetes fora outros sintomas e doenças eu estou ipertenco aos 47 anos isso é ereditario? Porque vários membros da minha família também tem.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josias, sedentarismo e a falta de uma alimentação balanceada no dia a dia são dois elementos importantes para o surgimento da pressão alta, mas a genética familiar também é um fator de risco. “Os fatores genéticos são, isoladamente, um risco alto de incidência. Aqueles que têm uma genética desfavorável devem se cuidar desde cedo”, alerta o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal. Seguir o tratamento prescrito pelo médico é essencial para que você possa ter uma boa qualidade de vida. Abraços.

Nety Silva

Eu tomo 3 remédio de manhã para baixa a pressão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nety. De acordo com a cardiologista Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto, a hipertensão está diretamente ligada à alimentação, visto que substâncias específicas presentes em algumas comidas facilitam o desenvolvimento deste quadro que cursa com elevação da pressão arterial. Uma das formas mais importantes de combater a hipertensão é perder peso, o que pode ser obtido com uma dieta balanceada e também com a prática de atividade física sempre com orientação médica. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.