A pressão arterial varia durante o dia? Isso é normal?


  • +A
  • -A

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce enquanto passa pelos vasos sanguíneos. Em pessoas saudáveis, os valores costumam permanecer entre 120×80 e 139x89mmHg, enquanto em pessoas hipertensas ficam iguais ou acima de 140x90mmHg. No entanto, o resultado da aferição da pressão arterial não é fixo e pode mudar ao longo do dia.

 

Exercícios físicos e café podem alterar pressão arterial

 

Segundo o cardiologista Paulo César Sadala Ferreira, “a pressão não costuma variar de maneira importante ao longo do dia, a não ser que haja motivos para isso”. Ele cita a prática de exercícios físicos, o consumo de cigarro e café e o uso de medicações como fatores que podem aumentar a pressão arterial durante o dia.

O café e os energéticos são bebidas estimulantes que contêm cafeína em sua composição. Essa substância, com a liberação da adrenalina, estimula o funcionamento e o rendimento do organismo, aumentando os batimentos cardíacos e elevando a pressão.

Já durante a prática de exercícios físicos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial aumentam para responder à movimentação e ao esforço feito pelo corpo, embora contribua para o controle da hipertensão no longo prazo. Já a nicotina presente no cigarro estimula a liberação de um composto que também faz a pressão subir.

 

Pressão deve ser medida com paciente em repouso

 

Por causa dessas variações, a recomendação é medir a pressão estando em repouso e sentado. Vá ao banheiro até dez minutos antes, não faça exercícios na hora anterior e não consuma cigarro ou bebida alcoólica até 30 minutos antes. A pressão deve ser verificada pelo menos uma vez ao ano por quem não sofre de problemas cardíacos.

Se sua pressão estiver um pouco diferente do habitual, não é motivo para desespero: essas alterações nos números da pressão arterial são consideradas normais, mas o médico faz uma ressalva. “Toda pressão que se eleva para valores iguais ou maiores que 140x90mmHg está alterada e, portanto, deve-se procurar um cardiologista”, recomenda Ferreira.

 

Dr. Paulo César Sadala Ferreira é cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 106812

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A pressão arterial varia durante o dia? Isso é normal?"

Antonio Fernandes Filho

Há muitos anos tenho pressão alta, e mesmo com uso de medicamentos sofri um enfarto em 2014, sendo colocado um stand. Após o ocorrido, passei a fazer uso de novos medicamentos, sendo o de controle da pressão DIOVAN AMLO FIX 160/5mg, a pressão arterial continuava alta, na época fazia caminhada de 1 hora, 5 vezes na semana então a passei a usar 320/5mg, nessa época passei também a correr em torno de 2500m, junto com a caminhada (no total em torno de 1 hora); então a pressão começou a cair e chegou a ficar baixa. Meu cardiologista voltou para a dosagem anterior, mas a pressão arterial continuava baixa, e passei a usar 1/2 comprimido diariamente. A pressão alta está variando de entre 11,8 a 13,00, mas a baixa varia durante o dia entre 6,8 a 7,8. Esta variação da baixa está normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio, de acordo com o cardiologista Dr. Paulo César Sadala Ferreira Se sua pressão estiver um pouco diferente do habitual, não é motivo para desespero: essas alterações nos números da pressão arterial são consideradas normais, mas o médico faz uma ressalva. “Toda pressão que se eleva para valores iguais ou maiores que 140x90mmHg está alterada e, portanto, deve-se procurar um cardiologista”, recomenda. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.