Por que a pressão arterial varia durante o dia?

  • +A
  • -A

Medir a pressão arterial é uma das formas que o médico tem de verificar como anda a saúde cardiovascular do seu paciente. O valor ideal para a aferição é 120x80mmHg (ou 12 por 8, como é popularmente conhecido), mas segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os valores que vão de 100x60mmHg a 129x84mmHg também são considerados normais. No entanto, é preciso saber que esses valores não permanecem estagnados ao longo de todo o dia. 

Estresse e medicações podem fazer a pressão subir


“A pressão arterial varia dentro de uma faixa fisiológica normal. Varia de acordo com o sono ou estado de vigília e conforme as atividades físicas realizadas. Mas, estas variações em pessoas não hipertensas obedecem uma faixa de normalidade”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. Outros fatores que provocam essas alterações são o uso de medicamentos, infecções e até o
estresse e a ansiedade. 

“Ao praticar uma atividade física, por exemplo, a pressão máxima sobe discretamente e não se normaliza enquanto o paciente não encerrar o exercício. A pressão arterial pode subir de 120x80mmHg para 160x80mmHg durante uma corrida, mas logo retorna aos níveis de repouso ao terminar a atividade”, explica a especialista. 

Quando as alterações da pressão arterial são preocupantes?


Quando a variação vai além desses valores ou acontece mesmo em repouso, é preciso procurar ajuda médica para descobrir o que está causando essas mudanças. Nos pacientes hipertensos, a pressão arterial já é alta mesmo em repouso e aumenta muito mais durante a
prática de um exercício físico ou em um momento de fortes emoções. 

Para que o diagnóstico da hipertensão seja confirmado, é preciso que duas aferições tenham valores acima de 130x85mmHg em repouso. “Se a pressão estiver acima desses números, devemos entrar com medicamentos hipotensores e medidas não farmacológicas, como redução do sal na alimentação e exercícios aeróbicos, já que as consequências da doença não tratada são graves”, alerta Dra. Ana Catarina. 


Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBC):
http://www.coracao.org.br/universo-sbc/hipertensao

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Por que a pressão arterial varia durante o dia?"

Maria de Fátima

Minha mae e hipertensa ha bastante tempo ja teve dois aneurismas,ela esta curada dos aneurismas gracas a Deus. Estava tudo bem com ela a pressao vinha controlada direto,esta com um mes q ela teve o primeiro pico de pressão. A pressão fica so subindo e descendo .Qual pode ser a causa?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria de Fátima. É importante investigar a causa dos picos de pressão junto ao especialista e manter o tratamento à risca para garantir os resultados esperados. Recomendamos a leitura desta matéria com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/mais-perigoso-pico-pressao-alta-baixa. Torcemos pela melhora de sua mãe.

Neuza Bueno

Tenho pressao alta controlada com remedio. Com o calor forte estou tendo muita enurese/suor que aparece de repente e fico com o rosto principalmente todo molhado chegando a pingar suor pelo rosto todo ,pescoço e colo.Estou tendo picos de pressão?Procuro cardiologista ou clinico geral? Agradeco

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Neuza. Você pode realizar uma consulta com o clínico geral, e o mesmo irá avaliar a necessidade de encaminhamento para outra especialidade. Desejamos melhoras!

Cláudio

Pressão de 8,5 x 13 considerada alta? Me poupe. Esses médicos de hoje da era famacoindustrial, ninguém merece.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.