Por que a hipertensão pode causar zumbido no ouvido?

  • +A
  • -A

A hipertensão ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é um problema que afeta muitos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 388 pessoas morrem por dia em decorrência da doença. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais e sintomas que podem aparecer. É o caso do zumbido no ouvido. 

Alterações no fluxo sanguíneo provocam zumbido no ouvido

 

De acordo com a cardiologista Ana Catarina Periotto, o zumbido no ouvido em casos de hipertensão está relacionado aos bloqueios do fluxo sanguíneo no ouvido interno ou ao aumento da viscosidade do fluido do ouvido devido à pressão alta. 

É recomendado que a pessoa, ao notar os zumbidos, também se atente para outros sintomas e sinais da hipertensão, como dor de cabeça, dores no peito, náuseas, vômitos, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Por outro lado, vale lembrar que a pressão alta é considerada um problema silencioso, ou seja, só costuma causar sintomas quando está descontrolada. 

Ao perceber o zumbido, é importante procurar a ajuda de um médico imediatamente, já que o sintoma também pode indicar outras doenças. “A hipertensão pode causar zumbido nos ouvidos, mas outras doenças também, como diabetes descompensado e doenças do ouvido interno. O zumbido é um sintoma que pode estar ligado à hipertensão, mas não é exclusivo dela”, explica a especialista.

Como funciona o tratamento da hipertensão?

 

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada por meio de medicações e mudanças no estilo de vida. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que associar o controle dos fatores de risco ao tratamento da hipertensão pode evitar em até 80% o risco de desenvolver outras doenças cardiovasculares. É fundamental não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar dietas com grandes quantidades de sal e evitar o sedentarismo, o estresse e a obesidade.

É imprescindível também que as pessoas hipertensas mantenham um acompanhamento médico contínuo, uma vez que a pressão alta sem controle pode causar muitos danos ao organismo e colocar a vida do paciente em risco. Entre as principais complicações causadas por um quadro de hipertensão sem tratamento estão o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência renal crônica.


Dados do Ministério da Saúde:
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): https://www.portal.cardiol.br/post/tratar-hipertens%C3%A3o-e-controlar-os-fatores-de-risco-evitam-em-80-as-doen%C3%A7as-cardiovasculares

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a hipertensão pode causar zumbido no ouvido?"

José Henrique de Araújo Silva

Tenho zumbido no ouvido, mas tenho dúvidas de ser proveniente da hipertensão. Tomo remédio Enalapril 10 mg, 2 comprimidos ao dia para manter a pressão na faixa de 11/7, por conta de um prolapso da válvula mitral e por conta disso tomo Caverdilol 6,5 mg, 2 comprimidos ao dia. Sempre tive pressão na faixa de 12/8.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José Henrique. Enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu relato. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.