Por que a hipertensão pode causar zumbido no ouvido?

  • +A
  • -A

A hipertensão ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é um problema que afeta muitos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 388 pessoas morrem por dia em decorrência da doença. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais e sintomas que podem aparecer. É o caso do zumbido no ouvido. 

Alterações no fluxo sanguíneo provocam zumbido no ouvido

 

De acordo com a cardiologista Ana Catarina Periotto, o zumbido no ouvido em casos de hipertensão está relacionado aos bloqueios do fluxo sanguíneo no ouvido interno ou ao aumento da viscosidade do fluido do ouvido devido à pressão alta. 

É recomendado que a pessoa, ao notar os zumbidos, também se atente para outros sintomas e sinais da hipertensão, como dor de cabeça, dores no peito, náuseas, vômitos, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Por outro lado, vale lembrar que a pressão alta é considerada um problema silencioso, ou seja, só costuma causar sintomas quando está descontrolada. 

Ao perceber o zumbido, é importante procurar a ajuda de um médico imediatamente, já que o sintoma também pode indicar outras doenças. “A hipertensão pode causar zumbido nos ouvidos, mas outras doenças também, como diabetes descompensado e doenças do ouvido interno. O zumbido é um sintoma que pode estar ligado à hipertensão, mas não é exclusivo dela”, explica a especialista.

Como funciona o tratamento da hipertensão?

 

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada por meio de medicações e mudanças no estilo de vida. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que associar o controle dos fatores de risco ao tratamento da hipertensão pode evitar em até 80% o risco de desenvolver outras doenças cardiovasculares. É fundamental não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar dietas com grandes quantidades de sal e evitar o sedentarismo, o estresse e a obesidade.

É imprescindível também que as pessoas hipertensas mantenham um acompanhamento médico contínuo, uma vez que a pressão alta sem controle pode causar muitos danos ao organismo e colocar a vida do paciente em risco. Entre as principais complicações causadas por um quadro de hipertensão sem tratamento estão o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência renal crônica.


Dados do Ministério da Saúde:
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): https://www.portal.cardiol.br/post/tratar-hipertens%C3%A3o-e-controlar-os-fatores-de-risco-evitam-em-80-as-doen%C3%A7as-cardiovasculares

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Por que a hipertensão pode causar zumbido no ouvido?"

José Henrique de Araújo Silva

Tenho zumbido no ouvido, mas tenho dúvidas de ser proveniente da hipertensão. Tomo remédio Enalapril 10 mg, 2 comprimidos ao dia para manter a pressão na faixa de 11/7, por conta de um prolapso da válvula mitral e por conta disso tomo Caverdilol 6,5 mg, 2 comprimidos ao dia. Sempre tive pressão na faixa de 12/8.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José Henrique. Enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu relato. Até logo.

Marcos renato

Tenho 36 anos e minha pressao da 14por 9 ou 13 por 9 de vez em quando da um zubido nos ouvidos e sinto uma senssaçao de entalo na garganta é normal devido a pressao alta

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcos. Quando a pressão está alta, algumas pessoas podem ter os seguintes sintomas: Dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Embora, na maior parte dos casos ela é assintomática. Orientamos que informe ao seu médico sobre esses sintomas, pois após uma avaliação ele pode identificar se o tratamento está surtindo efeito ou não. Abraços!

Evandro

Meu pai é hipertenso e toma dois remedios diferentes para a pressão, mesmo assim fica alta. Quando está relaxado 15×8 quando está ansioso chega a 20×9. Seria bom ele passar no psiquiatra? Percebo que a ansiedade e o medo é que fazem a pressão dele subir.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Evandro. Quando há alterações constantes na pressão do paciente, é necessário conversar com um cardiologista para que ele passe uma orientação mais adequada, pois assim será avaliado as condições do paciente, suas limitações e necessidades. Na próxima consulta de seu pai, relate sobre essa ansiedade que o acompanha e verifique com ele se há necessidade de seu pai ser encaminhado ao psiquiatra. Continue conosco para mais matérias. Até a próxima!

Geraldo Marques

O artigo me ajudou muito. Obrigado. Tenho 71 anos, altura 1.75m, peso 74 kg, sedentário, pressão 15.5/9.5, constante zumbido nos ouvidos. Não tomo remédio para pressão. Solicito orientação.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Geraldo. Que bom que gostou da nosso matéria! Em geral, a meta estipulada para a pressão arterial normal é igual ou menor que 14 por 9. No seu caso, como vem sentindo o zumbido no ouvido que não está relacionado apenas a pressão alta, mas a outras doenças também, recomendamos que passe por uma avaliação médica para que tenha o diagnóstico adequado. Continue conosco para mais matérias como essa. Abraços!

Delcio

Olá., Meu nome é Delcio. Tenho 55 anos. Senti uma dor no pescoço e o medico mediu a pressao e deu 13 x 9 , Tomei Iboprufeno e ele pediu para acompanhar a pressao. Dois dias depois medi e deu 14×10. Esse medida pode ser considerada pressao alta ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Delcio. Segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no geral, estipula-se como ideal um valor menor do que 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9, na forma mais coloquial). Esses valores podem mudar dependendo da atividade que está sendo feita, ou se está em um período de estresse ou ansiedade, essas alterações são normais, porém é importante fazer um check up anualmente para confirmar que sua saúde está bem. Estimamos melhoras. Abraços!

Valéria Tomaz Da Silva

Eu tenho 50 anos e tenho muita crise de ansiedade minha pressão chega há 14 por 8 tomo lozartana 5mg não mim sinto bem a minha anciedade aumenta. Muito! Tem fez que nem tomo mais o remédio as vezes tomo clonazepam pra mim a calmar

Robinson

Tenho problemade de ansiedade generalizada o tal de tag estou com 55 anos mas ja tomo clonazepam a 6 anos e sinto um apito no ouvido constantemente principalmente quando acordo minha pressao gira em torno de 16 x 10 tomo lozartana e hidroclorotiazida, mesmo com remedios tenho duvidas se esse apito é da pressão ou da ansiedade pois o apito as vezes é alto demais me deixando quase louco é muito sofrimento ja fiz exames de ouvido e nada foi detectado.Não sei mais o que fazer, pois nem os médicos me dão um parecer conclusivo.

Tenho labirintite e tomo losartana 25, ultimamente tenho sentido muitas tonteiras e zumbidos no ouvido, minha pressão está 14/9.Devo procurar um Cardiologista?

undefined

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.