Como o ômega 3 auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como o ômega 3 auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, vitimando milhares de homens e mulheres. O hábito alimentar saudável, principalmente o consumo de alimentos integrais, frutas, verduras e gorduras mono e poliinsaturadas podem contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares.

Dentre esses alimentos, podemos destacar o Ômega 3, que é um ácido graxo essencial para a formação e manutenção das células, o seu consumo ajuda na redução do colesterol ruim (LDL). Diferente da gordura saturada, encontrada em grandes quantidades nos alimentos, e mais prejudicial para a nossa saúde, podendo levar ao aumento do colesterol ruim.

Pesquisas mostram que esses ácidos graxos são capazes de ajudar no controle da lipidemia e conter reações inflamatórias, entre outros benefícios. Dessa forma, auxiliando no tratamento de doenças cardiovasculares.

Dentre os benefícios do consumo de ômega 3 para o coração destacamos:

-Diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue;

-Redução da pressão arterial de indivíduos com hipertensão leve;

-Alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluido.

As maiores fontes de ômega 3 são os peixes de águas frias e profundas como o atum, o salmão, a anchova, a truta e a sardinha, além de abacate, os óleos vegetais (como o azeite, o óleo de soja, o de canola, o de soja, o de girassol e o de milho), as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) e as sementes oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, abóbora).

São inúmeros os benefícios para o coração com o consumo de ômega 3. O músculo cardíaco se torna mais eficiente, a demanda de oxigênio é reduzida, a frequência cardíaca é melhor controlada e os riscos de arritmias são reduzidos.

O consumo de ômega 3, pode além desses benefícios, auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias como artrite, doença autoimune, psoríase e eczema, depressão, câncer, lúpus e asma. Sendo assim, o consumo de ômega 3 tem significativa importância na prevenção de doenças cardiovasculares e crônicas degenerativas.

Mas cuidado, o consumo excessivo de gordura, pode causar efeito contrário, trazendo riscos para a nossa saúde tais como:

-excesso de ómega 3 pode dificultar a resposta à infecção e alterações da coagulação sanguínea.

-excesso de ômega 6 pode ocasionar o envelhecimento celular precoce, alterações estruturais das membranas celulares.

Fazendo uma alimentação diária saudável e moderando o consumo desses alimentos, o risco de consumir em excesso é praticamente nulo.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
cardiovascular
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como o ômega 3 auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.