Como o ômega 3 auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares?


  • +A
  • -A

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, vitimando milhares de homens e mulheres. O hábito alimentar saudável, principalmente o consumo de alimentos integrais, frutas, verduras e gorduras mono e poliinsaturadas podem contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares.

Dentre esses alimentos, podemos destacar o Ômega 3, que é um ácido graxo essencial para a formação e manutenção das células, o seu consumo ajuda na redução do colesterol ruim (LDL). Diferente da gordura saturada, encontrada em grandes quantidades nos alimentos, e mais prejudicial para a nossa saúde, podendo levar ao aumento do colesterol ruim.

Pesquisas mostram que esses ácidos graxos são capazes de ajudar no controle da lipidemia e conter reações inflamatórias, entre outros benefícios. Dessa forma, auxiliando no tratamento de doenças cardiovasculares.

Dentre os benefícios do consumo de ômega 3 para o coração destacamos:

-Diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue;

-Redução da pressão arterial de indivíduos com hipertensão leve;

-Alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluido.

As maiores fontes de ômega 3 são os peixes de águas frias e profundas como o atum, o salmão, a anchova, a truta e a sardinha, além de abacate, os óleos vegetais (como o azeite, o óleo de soja, o de canola, o de soja, o de girassol e o de milho), as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) e as sementes oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, abóbora).

São inúmeros os benefícios para o coração com o consumo de ômega 3. O músculo cardíaco se torna mais eficiente, a demanda de oxigênio é reduzida, a frequência cardíaca é melhor controlada e os riscos de arritmias são reduzidos.

O consumo de ômega 3, pode além desses benefícios, auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias como artrite, doença autoimune, psoríase e eczema, depressão, câncer, lúpus e asma. Sendo assim, o consumo de ômega 3 tem significativa importância na prevenção de doenças cardiovasculares e crônicas degenerativas.

Mas cuidado, o consumo excessivo de gordura, pode causar efeito contrário, trazendo riscos para a nossa saúde tais como:

-excesso de ómega 3 pode dificultar a resposta à infecção e alterações da coagulação sanguínea.

-excesso de ômega 6 pode ocasionar o envelhecimento celular precoce, alterações estruturais das membranas celulares.

Fazendo uma alimentação diária saudável e moderando o consumo desses alimentos, o risco de consumir em excesso é praticamente nulo.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
cardiovascular
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como o ômega 3 auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares?"

suzi

ESTA MATÉRIA É REALMENTE MUITO INTERESSANTE.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Suzi, continue conosco para acompanhar mais matérias como essa. Abraços.

wagner almeida

Realmente, reportagem de fácil entendimento e com bom conteúdo, continuem assim!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wagner, que bacana que gostou, tem sempre uma boa matéria por aqui, fique por perto. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.