O que fazer em crises de hipotensão?


  • +A
  • -A

Para quem não sabe, a hipotensão é a conhecida pressão baixa, que acontece quando a força que o sangue exerce nas paredes dos vasos (veias e artérias) é insuficiente para manter o corpo funcionando corretamente.

A pressão arterial ideal para toda pessoa é em média 120mmHg x 80mmHg, a famosa pressão doze por oito (12×8). Pequenas variações para mais ou para menos, dependendo de fatores de saúde individuais, ainda são aceitos como normais, mas quando a pressão cai muito, mostrando valores menores que 90mmHg x 60mmhg (nove por seis, ou 9×6), é considerado que a pessoa está tendo uma crise hipotensiva, portanto, sua pressão está baixa.

Isso pode acontecer por diversos motivos como alimentação inadequada (jejum prolongado, quantidade insuficiente de comida ingerida), esforço físico exagerado, desidratação, uso excessivo de medicamentos para pressão alta, remédios para emagrecer, entre outros.

Quando a pressão arterial está muito baixa é normal sentir fraqueza, tontura, alteração de visão, perda de força, suor frio e batedeira no peito. Algumas vezes a pessoa pode até mesmo desmaiar.

Em situações como esta, o ideal é:

-Sentar ou deitar e esperar os sintomas passarem;

-É muito importante beber água durante todo o dia;

-Antes de usar um medicamento, verifique na bula as possíveis reações que ele pode causar;

-Realizar exercícios regularmente é fundamental, mas é importante respeitar seus limites, evitando exageros;

-Não pule refeições e não reduza muito a quantidade de comida ingerida, a menos que haja orientação médica para isso;

-Evite se levantar rapidamente quando estiver sentado ou deitado;

-Caso os episódios de pressão baixa sejam frequentes, é importante buscar avaliação médica, para acompanhamento da saúde.

Informações: Centro Saudável Saber

TAGS
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O que fazer em crises de hipotensão?"

Geralda Alice

Há mais de dez anos tomo enalapril 20mg/ 2x ao dia. Estou passando por crises de hipotensão com a pressão a 8/6 e às vezes menos. Se deixo de tomar o enalapril ela sobe, se tomo ela abaixa. O que está acontecendo comigo? Já desmaiei. É uma sensação horrível. Parece que estou morrendo e que minha pressão está se encontrando.O que fazer? Já fui ao cardiologista e nada foi feito, pois no dia da consulta ela estava 12/8 tomando enalapril.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.